Chefe da Polícia viaja de helicóptero para se desculpar com prefeita
O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, esteve nesta terça-feira (18) em Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília) para pedir desculpas à prefeita Renata Zompero Dias Devito (PSDB).
A desculpa oficial acontece depois da política ter sido confrontada por um policial civil, que a viu com um carro oficial do município em um shopping outlet, próximo da cidade de São Roque, às margens da rodovia Castello Branco. O policial chegou a danificar o veículo.
“Passei por Vera Cruz para me desculpar em nome da Polícia Civil pelo episódio da semana passada que foi muito triste para nós. Mas que nós vamos tentar reparar com toda certeza”, disse o delegado-geral.
Segundo o apurado pelo Marília Notícia, Ruy viajou de São Paulo para Marília de helicóptero somente para fazer a visita de desculpas à prefeita. Não houve outro compromisso na região.
O site questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre a vinda do diretor-geral à região. Por telefone, a assessoria informou que Fontes “foi até a região para conversar com a prefeita, para se desculpar”.
“Não é porque ela é prefeita, ele já fez isso aqui em São Paulo, em outro caso. É um costume que ele está implantando em casos que dão problema. É uma questão de gestão”, disse a assessoria de imprensa.
A SSP também foi questionada para confirmar qual foi o custo da viagem e se ele pousou em outros lugares antes e depois, mas até o fechamento dessa reportagem não houve respostas específicas às perguntas. O espaço segue aberto para manifestação.
Durante a visita do delegado-geral, também estiveram presentes outras autoridades, como o delegado Ricardo Martines do DEINTER 4, Wilson Frazão, Delegado Seccional de Marília, Valdir Tramontini e Edner Rogério Ferreira, delegados da DIG, Alessandro Marcos Kobayashi, delegado titular de Vera Cruz e o subtenente da Polícia Militar Luiz Rogério de Abreu, comandante do policiamento da cidade.
Outro fato curioso é que o ex-prefeito de Vera Cruz e marido da atual prefeita, Antônio Rodolfo Devito, também esteve presente na visita do delegado. Ele foi condenado por irregularidades em sua gestão municipal.
Vale lembrar que Renata Devito enfrenta processo de cassação na Câmara de Vera Cruz por fazer ‘seguros fantasmas’ de veículos inutilizados (inclusive sucatas) da frota municipal.
Veja abaixo o vídeo publicado com as desculpas do delegado-geral e também a nota enviada a redação, após a publicação desta reportagem.
A Polícia Civil divulgou nota sobre o caso, após ser questionada pelo site. Veja abaixo na íntegra.
“Em razão de notícia publicada por esse órgão de comunicação, a Delegacia Seccional de Polícia de Marília esclarece que o Exmo. Delegado Geral de Polícia, Dr. Ruy Ferraz Fontes, bem como o Dr. Ricardo Luiz de Paula Martines, Delegado de Polícia Diretor do Deinter-4, em Bauru, estiveram ontem, 18/02/2020, em visita à região, onde participaram de reunião de trabalho com o Delegado Seccional de Polícia de Marília, discutindo melhorias para a Polícia Civil na respectiva área.
Visitou a Delegacia de Polícia do Município de Vera Cruz, onde liberou recursos para pintura do prédio, além de destinar uma nova viatura para os trabalhos de polícia judiciária no município. Na ocasião ainda autorizou a construção da Delegacia de Polícia do Município de Fernão, única unidade policial dos municípios da região que funciona em prédio locado pelo Executivo local.
Finalmente, aproveitou a viagem de trabalho para visitar a Exma. Prefeita Municipal de Vera Cruz, para, na qualidade de dirigente máximo da Polícia Civil de São Paulo, pedir desculpas pela participação de policial civil em lamentável evento ocorrido na região de São Roque.
Registre-se que a vinda em helicóptero da frota da Polícia Civil de São Paulo proporcionou economia aos cofres públicos, evitando movimentação de outros policiais civis na escolta, além de possibilitar agilidade na viagem, com cumprimento de outros compromissos na Capital, em sua apertada agenda.”