Chamamentos para gestão da UPA e PA são retomados
A Secretaria Municipal da Saúde anunciou a retomada dos chamamentos públicos para entidades sem fins lucrativos interessadas nas gestões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e do Pronto Atendimento (PA) da região Sul.
A convocação para a retomada foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (2), após julgamento dos recursos interpostos por entidades que participam dos processos. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 8 de setembro, às 9h.
A continuidade dos chamamentos ocorre três dias depois da divulgação de uma carta aberta escrita pelos médicos da UPA. No documento, os profissionais denunciam série de irregulares que estariam comprometendo a qualidade dos atendimentos na unidade.
Os dois editais foram publicados em dezembro do ano passado e chegaram a ser suspensos por duas vezes neste ano, depois de questionamentos.
As entidades vencedoras das duas licitações devem gerenciar os serviços por 60 meses. No caso da UPA da zona Norte, o certame prevê contrato com valor anual de até R$ 17.455.257,24. Para a gestão do PA Sul, o valor anual deve ser de até R$ 12.395.393,88.
Sobre as irregularidades apontadas na carta, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) – atual gestora da UPA, que concorre como licitante no certame – afirma que as últimas pesquisas colhidas junto à população que utiliza os serviços da unidade ultrapassam 90% de satisfação.