Cerca de 200 estagiários estão sem receber da Prefeitura
Aproximadamente 200 estagiários da área de Pedagogia que atuam na Secretaria da Educação de Marília estão sem receber suas bolsas desde a última sexta-feira (15), quando os valores deveriam ter sido depositados.
“A Prefeitura fala que já pagou e o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) fala que a Prefeitura ainda não pagou. Igual da outra vez. Desde sexta-feira estamos ligando no Ciee, na Tesouraria, na Secretaria e nós estamos aqui que nem palhaças”, disse uma estagiária.
Em novembro também houve atraso. “Quando começou o ano veio pagando certinho, depois começou a falhar, ficou uns meses atrasando, mas aí o prefeito Daniel Alonso (PSDB) prometeu pra gente que não ia mais atrasar”, disse a estagiária que prefere não se identificar.
Ela reclama que os estagiários atuam como professores e não ganham 13º, não tem vale-alimentação ou abono. “Estamos com medo de passar o Natal sem salário. Além disso, estão dizendo que pode ser reduzida em R$ 200 a bolsa no ano que vem”.
“Não podem atrasar nossa bolsa, somos mais vulneráveis, e acabamos tendo que pagar nossas contas com multa. Eu pago a mensalidade da minha faculdade com a bolsa e estou tendo que pagar com multa e juros”, afirma a denunciante.
Outro lado
Ao Marília Notícia o Ciee informou que o pagamento deve ser liberado até terça-feira (19), de acordo com informações obtidas por eles com a administração municipal. Apenas os estagiários de Pedagogia estariam sem receber.
O Ciee disse ainda que apenas faz o repasse das bolsas, que são pagas pela Prefeitura.
O Secretário da Fazenda, Levi Gomes, explicou ao MN que o prazo para liberação das bolsas é até o dia 30 de cada mês, mas normalmente esse pagamento é feito até o dia 15. Ainda assim, ele afirmou que os valores devem ser repassados ao Ciee ainda nesta segunda-feira.
Levi frisou ainda que os estagiários não possuem nenhum vinculo com a Prefeitura, mas com o Ciee, por isso não recebem benefícios como o 13º salário.