Centro Oncológico do Hospital da Unimar deve ficar pronto em julho
A torre número quatro do Hospital Beneficente Unimar (HBU), que vai abrigar um moderno Centro Oncológico destinado a ser referência nacional, está prevista para ficar pronta em julho deste ano.
Com isso, o tratamento de pacientes com câncer, que já ocorre há dois anos no hospital vinculado à Universidade de Marília (Unimar), vai ser ampliado. E o mais importante, o projeto é totalmente humanizado. São sete pavimentos, inclusive com vista para o vale.
“O diferencial para nós é trazer um atendimento um pouco mais intimista, porque hoje a gente vê muita gente de Marília e da região tendo de ir para outras cidades, outras regiões, enfrentando muitas dificuldades para fazer o tratamento contra o câncer”, afirma Márcia Serva, superintendente do HBU.
De acordo com ela, um ambiente familiar é extremamente importante para a cura e tratamento da doença. Para isso, Márcia promete um espaço “sem cara de hospital” com um amplo jardim, por exemplo.
O impacto positivo na saúde pública será enorme, já que a demanda pelo tratamento desse tipo de doença, tanto para a cidade, quanto para a região, é maior do que a oferta atualmente.
O Centro Oncológico vai receber o setor de quimioterapia, por exemplo, que já é feito no HBU, mas de uma forma ampliada, para atender mais pessoas, praticamente dobrando a capacidade atual.
Também vai funcionar no novo prédio a radioterapia, que hoje enfrenta limitação em Marília, com apenas um único serviço disponível e que constantemente está parado por causa das dificuldades de manutenção.
Ali dentro também será implantada uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada especificamente para casos de câncer e com espaço para permitir o acompanhante do paciente em seu interior.
O novo edifício não está sendo chamado de “quarta torre” do Hospital Beneficente Unimar por acaso. A ideia é de que o Centro Oncológico funcione totalmente integrado ao HBU, já que os pacientes com câncer também precisam de outros tipos de cuidados médicos.
A nova torre terá acesso ao centro cirúrgico, por exemplo, com uma enfermaria própria. Para completar, o espaço será mais uma oportunidade para que os alunos de medicina da Unimar atuem e se especializem.
Novidade
O HBU já planeja uma quinta torre, que conta com projeto pronto. Ali serão instalados serviços de diagnóstico, com estrutura bem específica para esse tipo de serviço. Um dos andares contará com um grande anfiteatro para conferências internacionais. Outro andar, será um centro ambulatorial.
Em breve, o MN trará mais detalhes sobre o assunto em uma reportagem especial.