CVV irá funcionar em Marília; cidade registra alto índice de suicídios
Marília passará a contar em breve com uma unidade do Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma voluntária e gratuita.
Atualmente o CVV já possui 93 postos de atendimento físico em todo o Brasil. Além disso, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, podem fazer isso por telefone, e-mail, chat e Voip. O serviço funciona 24 horas todos os dias. Saiba mais, [clique aqui].
Marília possui um índice altíssimo de suicídios, o que preocupa bastante autoridades e sociedade de modo geral.
Uma reunião pública para apresentação do CVV acontece no dia 9 de maio, às 19h30, no auditório da Câmara de Marília, localizada na rua Bandeirantes, número 25, no Centro da cidade.
As inscrições para participação na reunião devem ser feitas por meio do formulário que pode ser acessado [aqui].
Voluntariado
É preciso ter mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas para ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV.
É preciso participar de um curso gratuito de preparação em uma das sedes ou no ambiente virtual. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone, voip e chat.
CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi fundado em São Paulo, em 1962. Trata-se uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.
A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde.
Existe ainda, desde 2015, um termo de cooperação com o Governo Federal para a implantação da linha gratuita nacional de prevenção do suicídio. O telefone é o 188.