MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília e região
seg. 27 jan. 2025
Recanto Vale Verde

Centro de recuperação em Vera Cruz vira esperança para dependentes químicos

Sob a coordenação do psiquiatra Dr. José Roberto Otoboni, espaço oferece recuperação individualizada.
por Alcyr Netto
Centro de Recuperação Recanto Vale Verde foi fundado 1998 e está sob a coordenação desde 2003 do psiquiatra Dr. José Roberto Otoboni (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Combinando acolhimento e eficácia, o Centro de Recuperação Recanto Vale Verde, em Vera Cruz, tornou-se uma esperança para famílias que enfrentam os desafios da dependência química, do alcoolismo e de transtornos psiquiátricos.

Fundado em 1998 e sob a coordenação desde 2003 do Dr. José Roberto Otoboni, o local se destaca por aliar mais de duas décadas de experiência a métodos modernos e humanizados, oferecendo tratamento personalizado que já mudou a vida de muitos pacientes.

Com uma filosofia de tratamento que segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Nida), o Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades, desintoxicação e reabilitação neuropsicológica.

Espaço é referência no tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ESTRUTURA

A equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros dedicados, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química.

O Marília Notícia esteve no local e viu de perto a estrutura que conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, oferecendo acomodações planejadas e ambientes de convivência, como salas de TV, refeitório e espaços para reuniões.

Além disso, a clínica atende pacientes de convênios médicos como Unimed, Bradesco Saúde, Economus, Amil, Geap, Postal Saúde e Apas.

O tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social. Durante a internação, familiares recebem orientação semanal, e o último mês inclui fins de semana em casa para preparar a volta ao convívio social.

Estrutura conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, além de espaços de convivência (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

AMOR PELAS PESSOAS

O acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas. A clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo.

Diferenciais como o uso do teste Altoida, um software de inteligência artificial para avaliação cognitiva, e a paixão da equipe pelo que faz tornam o Recanto Vale Verde único. “Somos extremamente humanizados. Selecionamos profissionais apaixonados pelo que fazem”, destaca Otoboni.

Espaço combina experiência, humanização e abordagens modernas para oferecer reabilitação personalizada e eficaz (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

O médico, além de psiquiatra, é coordenador e proprietário do centro. Formado em medicina em 1995, ele atuou em UTI antes de se especializar em psiquiatria e dependência química.

“Cerca de 90% dos nossos pacientes são de outras cidades e, às vezes, até de outros estados. Quando internamos alguém de Marília aqui, a pessoa fica surpresa e fala não sabia que tinha clínica aqui em Vera Cruz”, revela o médico.

Tratamento segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Para Otoboni, o entendimento sobre a dependência como uma doença hoje é maior. “Quando eu fiz a especialização em dependência química, muita gente falava que era loucura, porque ninguém queria atender o dependente químico. Hoje, as pessoas têm a compreensão de que se trata de uma doença”, explica o psiquiatra.

Atendendo pacientes de todo o Brasil, o centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos.

Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades e desintoxicação (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E REINSERÇÃO SOCIAL

O Recanto Vale Verde enfatiza o envolvimento da família no tratamento, com contatos semanais a fim de orientar a todos sobre a codependência. A família pode optar por tratamento psicológico no centro ou na sua cidade de origem.

A reinserção social é feita no último mês de internação, com fins de semana em casa e acompanhamento do progresso. O centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas.

Equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

SERVIÇO

O Centro de Reabilitação Recanto Vale Verde está localizado à margem da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no quilômetro 427.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (14) 9 9714-2138 [clique aqui] e (14) 99766-6463 [clique aqui].

Os interessados podem obter mais informações no site www.crvaleverde.com.br, no Instagram @recantovaleverde e no Facebook Clínica Recanto Vale Verde.

Centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Espaço oferece reabilitação individualizada (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie