Centro cirúrgico do HBU faz treinamento sobre uso de equipamentos de vídeo
A equipe do centro cirúrgico do Hospital Beneficente Unimar (HBU) participou de um treinamento cujo objetivo foi de aperfeiçoar suas habilidades no manuseio de equipamentos de vídeo utilizados em cirurgias. A iniciativa surgiu da necessidade de registrar e contabilizar as horas trabalhadas em treinamentos, essenciais para a instituição.
Com uma atmosfera calma e focada, a equipe cirúrgica se reuniu na sala para participar da atividade, que contou com a presença das “cuidadoras especialistas em vídeo”, responsáveis pelo manejo adequado das pinças, componentes delicados e de alto custo, além dos outros equipamentos envolvidos, como as fontes de luz e os insufladores.
Durante o treinamento, foram abordados diversos tópicos, desde a desmontagem e lavagem correta das pinças até a manipulação adequada das articulações, borrachas e vedantes. A ótica, um componente de alto valor, também recebeu destaque nas instruções. Esses cuidados são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos pacientes.
Aproveitando a diminuição no número de cirurgias devido a um feriado recente, a equipe decidiu dedicar esse tempo ao treinamento em vídeo. A iniciativa foi considerada um sucesso pelos participantes.
A gestora da unidade enfermeira responsável pela ação, Maria Júlia Franciscani, enfatizou a importância de evidenciar o trabalho árduo realizado no centro cirúrgico, afirmando que a equipe está empenhada em construir profissionais competentes, comprometidos com a qualidade da assistência e o cuidado com o material utilizado.
A busca por uma abordagem diferenciada na assistência de enfermagem e o cumprimento rigoroso dos critérios cirúrgicos sem riscos têm sido os objetivos da equipe que atua no centro cirúrgico. “E esse treinamento demonstra o compromisso da equipe em alcançá-los. A iniciativa também reflete o novo perfil do centro cirúrgico, que busca desenvolver um ambiente acolhedor e silencioso, onde comportamento e postura dos médicos e alunos são constantemente avaliados”, explicou.
Maria Julia ainda ressaltou a importância do trabalho contínuo e da dedicação em aprimorar constantemente o ambiente de trabalho. Ela expressa satisfação com a receptividade da equipe e acredita que o hospital estará em constante evolução, garantindo um serviço de qualidade e uma assistência cada vez mais aprimorada.
Com essa iniciativa, que contou com o apoio do enfermeiro assistencial Adriano Silva, das enfermeiras assistenciais Mariza Pereira e Laura Modenese Targa, os colaboradores reforçam seu compromisso com a educação contínua e buscam valorizar o desenvolvimento profissional. O treinamento em vídeo representa um passo importante para aprimorar as habilidades da equipe, assegurando a excelência na assistência prestada aos pacientes.