Censo em Marília entra na reta final com 10% para conclusão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início à reta final na coleta de informações para o Censo 2022 em Marília. Até essa última segunda-feira (7), 70.606 domicílios já tinham respondido à pesquisa, com 191.642 pessoas recenseadas.
Segundo o chefe da agência do IBGE em Marília, Renan Henrique da Silva Nogueira, o prazo para conclusão dos trabalhos se encerra no dia 1º de dezembro. Cerca de 90% do trabalho já foi finalizado.
Neste mês, os 127 recenseadores contratados permanecem percorrendo toda a cidade. “Tem alguns pontos que ainda têm um volume maior de trabalho a ser realizado, como no distrito de Padre Nóbrega, no bairro Maracá, Montana, o conjunto Paulo Lúcio Nogueira, na zona Sul, e áreas rurais nos distritos de Avencas e Dirceu, por exemplo. Esperamos conseguir a cobertura de 100% em Marília e região”, afirma Nogueira.
Porém, como o trabalho é feito casa a casa e os recenseadores escolhem o roteiro, ainda há visitas a serem realizadas em todas as regiões. Até o momento, 1.459 residências ocupadas recusaram o trabalho do IBGE em Marília.
Os recenseadores usam colete, boné e um crachá com identificação do site oficial do IBGE, telefone 0800 para contato e ainda um QR Code para confirmação das informações. O agente também anda com um aparelho para coletar as respostas e jogar os dados no sistema do Instituto.
Os agentes são orientados a passar pelo menos quatro vezes no endereço, na tentativa de localizar o morador.
Após a finalização do prazo, os supervisores do Instituto ainda devem fazer uma espécie de varredura durante o mês de dezembro, com pesquisa de qualidade da coleta e confirmação dos imóveis fechados.
O escritório do IBGE de Marília coordena 14 municípios da região, sendo responsável pelo Censo em todos.