MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
ter. 20 set. 2022

CBF entra no metaverso com jogo e visita virtual ao museu

por Agência Estado

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca se aproximar do público jovem e sua primeira ação para alcançar tal faixa etária, abaixo dos 20 anos, foi entrar no metaverso. A entidade promoveu a Arena Seleção, um espaço que reúne atividades interativas, com inauguração na Blockman Go, da Garena, plataforma para jogos online e também envolvida com o Free Fire, febre entre a garotada dos games.

Durante o evento, usuários faturaram moedas do jogo, que foram trocadas por itens importantes na brincadeira para quem entrasse no local com o uniforme virtual da seleção brasileira e postasse fotos de seu avatar com as hashtags #JogaBolaBlockmanGo e #CelebreAPaixãoSeleção.

“Os jovens estão no digital e, para garantir que estes consumidores tenham interesse no seu produto, na sua marca, é preciso estar neste mundo. Sejam com os NFTs, seja com uma presença no Metaverso. É neste ambiente que o consumidor convive com seus pares, interage com as marcas e consome. A CBF está no caminho certo, marcando presença neste universo”, comenta Sylmara Multini, CEO da IDG, empresa especializada em NFTs.

O visitante da Arena Seleção também pode navegar por mapas interativos, tirar foto com o Canarinho, mascote do time brasileiro que estará no Catar com o time de Tite, conhecer o museu virtual da CBF com todas as conquistas dos títulos até o pentacampeonato mundial, ir para o vestiário e até disputar uma partida de futebol com outros amigos.

“Sem dúvidas esse caminho da gamificação dos esportes tradicionais é sem volta. Para conseguirmos cativar o público jovem e envolvê-lo na transmissão, certamente será necessário fazer um formato mais próximo do que eles estão acostumados nos games”, destaca Guilherme Figueiredo, CEO da NSports. “A pandemia só acelerou esta tendência de inserir os indivíduos no ambiente digital. O metaverso é um assunto muito promissor e deve consolidar esse conceito de fusão dos mundos real e virtual, já presente no ambiente dos games, mas que ganhou uma força ainda maior agora com o contexto do Facebook.”

Com a constante busca por algo novo entre as próximas gerações, o público do futebol também acompanha as atualidades tecnológicas e cabe a todos se adequar ao mercado. “O desafio das instituições esportivas passará por desenvolver novas propriedades intelectuais, que façam sentido se desdobrarem no metaverso e nas realidades virtuais. Há muito para se explorar nesse sentido e esse passo da CBF indica um início importante”, avalia Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento.

O primeiro passo começou pela CBF, mas logo deverá chegar aos clubes e seus torcedores. Toda forma de renda e monetização é bem-vinda no cenário do futebol brasileiro. “Os clubes precisam buscar o melhor para todas as faixas etárias de sua torcida. O campo virtual, o metaverso, além de outros jogos que aproximem o público mais jovem e o torne mais ativo junto à instituição é um caminho necessário. Será uma área cada vez mais explorada nos próximos anos”, destaca Pedro Melo, diretor de marketing do Atlético-MG.

O Blockman GO Garena está disponível de graça para Android via Google Play e iOS via Apple Store e quem acessar já fatura a skin completa do uniforme do Brasil, chuteiras e uma bola, tudo para atuar com estilo na nova plataforma da CBF.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie