Cassinho continua no governo e fala sobre desafios
O atual secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Cássio Luiz Pinto Junior, será mantido no cargo no próximo governo. Ele conversou com o Marília Notícia sobre os principais desafios de 2017 e sobre o convite de Daniel Alonso (PSDB).
De acordo com Cássio, um dos focos da secretaria que ele chefia para o próximo ano será contribuir com a melhora na performance dos empreendedores do município. “Em Marília cresceu muito o número de empresas abertas, mas, como em todo o País, também se fecham muitas”, diz o secretário.
Para Cássio, é preciso melhorar a longevidade das empresas, para que elas sejam sempre mais saudáveis.
“Por outro lado, Marília é cada vez mais multissetorial. Temos indústrias muito fortes como alimentação e metalurgia e cada vez mais o ramo da tecnologia da informação se destaca”, afirma.
Parque tecnológico
Um dos desafios será continuar avançando no credenciamento do parque tecnológico em Marília. Cássio diz que o parque está “consolidado”, mas existem etapas a cumprir.
“Todo esse caminho já andou muito rápido, até porque já havia um arranjo local. Estamos andando mais rápido do que em outros lugares. Antes perdíamos cabeças e empresas nesse segmento, agora estamos segurando”, fala.
Distrito
Cássio comenta também que prepara um pacote de medidas que envolve o distrito industrial.
De acordo com ele, a crise econômica atrapalhou os planos de negócio de muitos empresários que receberam um terreno no local, mas não conseguiram instalar suas empresas.
Conversas com o setor e com vereadores podem evoluir para uma flexibilização em relação aos prazos e contrapartidas vinculadas a doação da área nos últimos anos.
Convite
Cassinho, como é mais conhecido, falou também sobre o convite para continuar na administração municipal após a troca de governo.
“Foi bastante ético, respeitoso, com relação a estar ocupando o cargo atual. As informações foram passadas para eles na transição, mas não foi formulado nenhum convite. O convite foi feito mesmo agora na reta final de anunciar a segunda parte do secretariado. Em momento algum foi feito algo escondido”, explicou.
De acordo com Cássio, as conversas da equipe do novo governo com entidades que se relacionam com a pasta – Acim, Ciesp, Fiesp, entre outras – foram decisivas. Os representantes desses grupos teriam solicitado a permanência do atual chefe da secretaria para que não houvesse ruptura nos trabalhos realizados.
Perfil
Natural de Garça/SP, Cássio tem formação em Administração de Empresas no Univem (Centro Universitário Eurípedes de Marília) e MBA em Marketing também pelo Univem.
É empresário do segmento de restaurantes (desde 1985) e atual secretário de Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico, cargo que ocupa desde 2014.
Tem importante participação em entidades de classe, conselhos e outros: SINHORES Marília (Sindicato de Hotéis e Restaurantes), Vice-Presidente da FHORESP (Federação de Hotéis e Restaurantes de SP), diretor da CNTUR (Confederação Nacional de Turismo), Diretor de Marília do Convention & Visitors Bureau e 1º Presidente e fundador Loja Maçônica, Paz, Liberdade e Trabalho.
Cássio foi também vice-presidente administrativo/financeiro da Federação de Convention & Visitors Bureau Estado de SP, de 2013 a 2014. Foi consultor autônomo de investimentos de duas importantes corretoras de valores de São Paulo em Marília e atualmente participa de Conselhos de Administração e Fiscal de Entidades como a Santa Casa de Misericórdia, APAE e Cantinho Feliz de Vera Cruz.
Tem participado ao longo do tempo de Clubes de Serviços e Lojas Maçônicas.