Cassinho completa um ano como secretário municipal da Saúde
O secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Junior, completou neste último sábado (3) aniversário de um ano à frente do cargo, e diante de um dos piores cenários imagináveis da carreira – no enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus na cidade – tal qual ocorre no Estado e país.
Apesar do desafio – que envolve a aceleração no número de mortes por Covid-19 e colapso da saúde local – Marília ainda apresenta alguns dos melhores índices do país no enfrentamento da doença, como o Marília Notícia tem mostrado.
Nas redes sociais, Cassinho, como é conhecido, se manifestou sobre os 12 meses completados à frente da pasta, que, segundo ele, assumiu com o objetivo de preparar o município para o enfrentamento à Covid-19. “Peço ao Grande Arquiteto do Universo que continue me dando força, coragem e determinação para continuar no enfrentamento desta terrível doença, em seu pior momento, bem como avançar na solução de importantes demandas desta pasta, fundamental para qualidade de vida da população”, escreveu.
“Há muito por fazer! Gratidão a toda equipe fantástica da Secretaria de Saúde e a confiança do prefeito Daniel Alonso (PSDB) em designar esta missão”, completa no texto.
PERFIL
Cássio é formado em Administração de Empresas pelo Univem. Ele já fez parte do Conselho de Administração da Santa Casa de Marília, como representante da Irmandade, grupo voluntário que mantém o legado dos fundadores.
Secretário também ocupou cadeira no Conselho de Administração, como voluntário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Atualmente, a tradicional empresa que fundou, no ramo de gastronomia, está sob gestão de familiares.
A chegada de Cassinho à Saúde ocorreu menos de um mês depois do início da crise sanitária. Gestor assumiu cargo deixado pelo então secretário Ricardo Sevilha Mustafá, que administrou a pasta no terceiro ano da gestão Alonso.
Antes, o empresário passou pela secretarias municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico – onde atuou desde a gestão do ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSB) – e da Administração. Com perfil conciliador e considerado um hábil negociador, Cássio foi o único assessor do primeiro escalão a ser mantido pelo governo Alonso.
Ativo em rede sociais – com 27 quilos a menos, após assumir a nova função pública – o secretário postou recente mensagem com citação ao pai Cássio Luiz Pinto , que foi médico e coordenou a área médica da Secretaria Municipal da Saúde, na gestão do ex-prefeito e promotor de Justiça Salomão Aukar.
MISSÃO E DESAFIOS
Na gestão da Saúde, sobretudo em ano eleitoral e com pandemia, o secretário enfrentou em 2020, além dos desafios políticos em relação a uma pasta visada pela oposição, alguns gargalos como a crise mundial gerada pela falta de alguns insumos do setor.
No ano passado, a secretaria chegou a enfrentar, inclusive, um embate judicial com fornecedores, pela escassez de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). No âmbito municipal, Cassinho trabalhou para coordenar os parceiros locais, como a Santa Casa de Marília e Hospital Beneficente Unimar (HBU) na preparação da cidade para a batalha sanitária.
O secretário também se destacou por ações de grande impacto, como as testagens em massa, realizadas no ginásio de esportes da avenida Santo Antônio e, mais recente, os mutirões de vacinação.