Mortes por Covid em Tupã caem 42,8% após lockdown
Coletiva realizada, na tarde da última sexta-feira (25), apresentou os resultados do período de intensificação das medidas restritivas, popularmente conhecido como lockdown, adotado por Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) e outros sete municípios da microrregião entre os dias 3 e 6 de junho.
Os dados comprovam, segundo a administração, que a medida foi fundamental para frear o avanço da Covid e evitar novas mortes pela doença no município.
Balanço realizado pela Prefeitura compara os casos de óbito, casos positivos, negativos e suspeitos da doença no período de dez dias antes e depois do lockdown.
Segundo os dados, entre os dias 24 de maio e 2 de junho, Tupã registrou 28 casos de óbito. Já no período de dez dias após a intensificação das medidas restritivas, entre os dias 7 e 16 de junho, foram registrados 16 óbitos, o que representa uma diminuição de 42,8% nos casos de morte em decorrência da Covid.
O lockdown também contribuiu para reduzir novos casos confirmados da doença. De acordo com o comparativo, nos dez dias antes do lockdown, Tupã contabilizou 1.046 novos casos positivos, enquanto que nos dez dias após a medida esse número caiu para 736 casos, ou seja, uma redução de 29,6% no total de novas pessoas contaminadas na cidade.
A diminuição dos casos positivos também refletiu nos casos negativos da doença. Segundo o balanço, Tupã havia registrado 842 casos descartados no período anterior à medida, número que aumentou para 1.040 no período posterior.
O dado mais positivo é em relação aos casos suspeitos, que caíram pela metade. No período de 24 de maio a 2 de junho, Tupã notificou 1.641 novos casos suspeitos. Já entre os dias 7 e 16 de junho esse número caiu para 799, o que representa uma diminuição de 51,31%.

Balanço (Foto: Divulgação)