Casos de dengue aumentam quase 90% em Marília até agora
Do começo do ano até o último dia 8 de julho, o município de Marília registrou 2.699 casos positivos da dengue, o que representa um aumento de quase 90% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados constam nos boletins epidemiológicos divulgados semanalmente pela Vigilância Epidemiológica de Marília, conforme exigência de lei municipal.
Nas datas equivalentes de 2020, o total de marilienses confirmados para dengue chegou a 1.443. Entre um período e outro, houve um aumento de 1.256 casos positivos para a doença transmitida pelo Aedes aegypti.
Em média, ao longo de 2021, têm sido confirmados quase 15 casos de dengue por dia. Em 2020, em igual período, eram em média menos de oito por dia.
Apesar dos números preocupantes, a chegada do período de estiagem – o que proporciona, em tese, menos pontos de água parada – tem coincidido com a redução no número de novos casos da doença.
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e da Saúde, através da Divisão de Zoonoses, vem realizando algumas ações de bloqueio, varredura e conscientização da população sobre a dengue.
No final do mês passado, por exemplo, uma equipe de 15 pessoas, além de dois caminhões e uma pá carregadeira, realizaram a remoção de materiais, como galhos, madeiras e folhas, entre outros, no distrito de Dirceu. Outra ação parecida também estava marcada para a região da Fazenda do Estado.