Casos de Covid-19 dobram em cidade da região em 24 horas
A cidade de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) confirmou mais quatro casos de Covid-19 nesta segunda-feira (13).
Os pacientes tiveram resultado positivo no teste rápido e foram submetidos ao exame laboratorial para confirmação. O município soma nove casos da doença.
Outros 86 casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe de Saúde. Quatro pacientes estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dois estão em internação clínica.
Quatro mortes estão em investigação, aguardando resultado do exame laboratorial, sendo que uma já possui o resultado positivo no teste rápido e aguarda contraprova do laboratório.
Novo decreto
Com o dobro de casos confirmados de coronavírus em menos de 24 horas, o prefeito Lucas Pocay anunciou que vai decretar estado de calamidade pública nesta terça-feira (14).
A possibilidade de reabrir o comércio, conforme discutido em reunião na quinta-feira (9) entre representantes do poder executivo, legislativo, comércio e órgãos técnicos da saúde foi descartada pelo prefeito, que se disse muito preocupado com o comportamento da população em não respeitar o isolamento social.
“Observamos nesse período que o comportamento da população fez com que em poucos dias os casos dobrassem, inclusive com a internação de uma adolescente de 13 anos de idade, o que nos deixou muito assustados. Analisamos os dados, o índice de transmissão, a taxa de mortalidade, o aconselhamento do Ministério Público Federal, entre outros pontos, e decidimos que agora é o momento de agirmos com ainda mais serenidade e responsabilidade e preservar o bem maior que é a vida humana”, falou Pocay.
O decreto que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira vai conter restrições ainda mais rígidas para os estabelecimentos comerciais considerados de serviços essenciais, como supermercados, bancos, lotéricas, entre outros.
Quanto ao comércio, Pocay informou que a administração municipal irá buscar alternativas para o impacto social e econômico no município.
“Neste momento seria irresponsabilidade agir de forma impensada, colocando a questão econômica acima da saúde e da vida humana. Uma coisa é certa, não deixaremos faltar comida na casa de nenhum ourinhense”.
Hospital em hotel
O hospital implantado pela Prefeitura, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia no Grande Hotel para atender pacientes com sintomas leves de coronavírus, começa a funcionar nesta quarta-feira (15).
A unidade recebeu o nome de Central Covid-19 e irá acomodar 56 pacientes em internação clínica com sintomas leves da doença e terá quatro leitos de UTI para estabilização de pessoas apresentarem piora do quadro de saúde e precisarem ser transferidas para a Santa Casa de Ourinhos.
Os pacientes serão encaminhados por meio das quatro unidades de saúde do município que foram disponibilizadas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de gripe, que podem se tratar de coronavírus.
A Prefeitura convocou 28 médicos, sete enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem para ajudar no atendimento do hospital provisório durante o período de pandemia no país. A Santa Casa também disponibilizou uma equipe médica para atuar na central.