MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 30 ago. 2014

Cascata para de operar e nível de água do rio do Peixe atinge 30%

por Marília Notícia

Represa Cascata parou de operar

Responsável por 65% do abastecimento de água de Marília, o rio do Peixe atingiu o seu limite crítico. Com a pior estiagem dos últimos 80 anos, o seu nível atingiu apenas 30% do normal. Diante dessa situação, o DAEM (Departamento de Água e Esgoto) reforçou o apelo à população para que economize, evitando desperdícios. Nesta semana, o sistema de captação da represa Cascata deixou de operar, já que praticamente secou.

Nesta semana, o prefeito Vinicius Camarinha esteve no sistema de captação do rio do Peixe, acompanhado do presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi e do diretor do DAEM, João Carlos Polegato. Eles constataram a situação crítica: as bombas estão sugando grande quantidade de areia devido ao nível de água extremamente baixo.

Polegato explica que ao lado do rio existe a represa do Arrependido, um manancial importante que é usado em situações especiais. Mas, como ainda não há uma previsão de chuva de forma abundante, o Arrependido está sendo poupado, com bombeamento somente no período noturno. “Caso seja necessário, estaremos usando a represa por um tempo maior”, explicou.

Várias regiões da cidade já sofrem com o racionamento de água.  O presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, que dirigiu o DAEM durante 12 anos, confessa que nunca viu o rio do Peixe com um nível tão baixo. Por isso, considera importante que todos tenham consciência de que é preciso o apoio dos marilienses com o uso racional da água enquanto que a administração municipal prossegue nas obras para ampliar o abastecimento.

Segundo o prefeito, a administração já trabalha para resolver o problema: “Vamos perfurar oito poços. Alguns já estão sendo perfurados. Um é ao lado da represa Cascata, que vai produzir 200 mil litros de água e, em 15 a 20 dias, temos a expectativa de jogar essa água dentro da represa, recuperar o volume da represa e novamente voltar a fornecer água pela represa Cascata. Mas depois dos 20 dias vai ter uma obra final e não mais utilizaremos a represa Cascata. Esse próprio poço profundo vai levar água para essa região leste da cidade. Serão mais sete poços. Um já está em obras, um já terminou e quatro serão na zona norte, que é uma situação mais grave, dois na zona sul, Lácio e Padre Nóbrega. Além de dois grandes reservatórios que o município está construindo. Dois poços serão entregues ainda neste mês. Outros três estão em licitação e o restante deve ficar pronto em meados de dezembro e janeiro é a nossa expectativa”, disse Camarinha.

Rio do Peixe está com o nível de água bem baixo por falta de chuvas

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie