Casa da Cultura exibe filme ‘Jackie Brown’
Inspirado no livro Rum Puch, de Elmore Leonard (1925-2013), Jackie Brown – terceiro filme do diretor Quentin Tarantino, de Pulp fiction, Cães de aluguel, Django livre, Era uma vez em Hollywood e Kill Bill – estará em cartaz nesta quinta-feira (13) na Casa de Cultura Cristovam Ruiz Pereira. O espaço fina na avenida Santo Antônio, 136.
Com entrada gratuita, o filme policial (thriller) não-linear traz no elenco Pam Grier, atriz norte-americana que ficou famosa nos anos de 1970 ao estrelar filmes do gênero Blaxploitation – produções de baixo valor orçamentário, produzidas, dirigidas e estreladas por artistas negros.
A exibição em Marília marca as celebrações do 60º aniversário do cineasta norte-americano Quentin Tarantino, grande referência na sétima arte contemporânea, cuja obra dialoga com produções do cinema de outras épocas e períodos.
Aliás, em abril acontece a Mostra Tarantino, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Marília e Pontos MIS. As sessões presenciais são gratuitas e o programa Pontos MIS visa a divulgação de produções audiovisuais de qualidade e de arte.
Lançado em 1997, logo na abertura Jackie Brown apresenta um plano-sequência ao som de Across 110th Street, de Bobby Womack. A trilha sonora, aliás, é outra característica marcante na obra cinematográfica de Quentin Tarantino e, em Jackie Brown, a seleção musical não é diferente, dialogando com o período da trama.
Com seu uniforme de aeromoça, a personagem-título Jackie Brown, vivida pela estrela Pam Grier, caminha em direção ao portão de embarque para seu voo. A cena concentra uma plasticidade perfeita. A personagem trafica dinheiro para um traficante de armas e quando os policiais oferecem acordo para que Jackie entregue os chefões, a aeromoça decide enganar todos os envolvidos, continuar livre e ainda ficar com o dinheiro.
SERVIÇO
‘Jackie Brown’, de Quentin Tarantino
(EUA/1997)
154 minutos
Policial/Drama/Suspense
Classificação etária: 18 anos
Sessão de Cinema Pontos MIS
13 de abril – 5ª-feira
20h
Entrada franca
Casa de Cultura Cristovam Ruiz Pereira
Avenida Santo Antônio, 136