‘Casa a Casa’ vacina 513 pessoas contra gripe e testa Covid-19
O programa “Estratégia Casa a Casa”, realizado nos bairros Bairro Marina Moretti, Parque das Primaveras, Nova Almeida, Jardim Renata e Vila Barros, vacinou até esta sexta-feira (17) o total de 513 pessoas.
Segundo o balanço, receberam a vacina 171 crianças de seis meses e menores de seis anos; 20 crianças maiores de seis anos; 12 gestantes; duas mães que deram à luz há 45 dias; 54 idosos; e 59 adultos de 55 a 59 anos de idade.
Também foram vacinadas 120 pessoas com comorbidades (doenças pré-existente); três caminhoneiros; cinco professores; três profissionais de Força de Segurança e 64 pessoas de outros grupos sem comorbidades.
Das 171 crianças vacinadas contra a influenza, 36 receberam vacinas de rotina, atualizando a carteirinha de vacinação.
Covid-19
Também foram realizados 56 testes de Covid-19 em pacientes sintomáticos respiratórios, que apresentaram resultados não reagentes (negativos). Estes pacientes receberam também máscaras de proteção facial.
Todos os pacientes receberam orientações quanto aos sinais e sintomas de Covid-19 e as unidades mais próximas que estão atendendo pacientes com sintomas respiratórios (UPA, USF Santa Antonieta II e USF Liliana).
Criada por determinação do prefeito Daniel Alonso e realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacina, a Estratégia Casa a Casa atenderá também os bairros Trieste Cavichioli, Argolo Ferrão, Toffoli, Vila Real, Nova Marília III e IV e Altos do Nova Marília.
O programa tem o objetivo de garantir acesso à prevenção de patologias com a vacinação e a realização de teste para Covid-19 na população sintomática respiratória.
Outras áreas de vulnerabilidade social, também receberão a estratégia casa a casa a fim de garantir o acesso à vacinação contra a gripe e a realização de teste para Covid nessa população sintomática.
Secretário
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, para essa estratégia de busca, identificação e vacinação dos grupos prioritários para receber a vacina contra a Influenza foram disponibilizados enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agente comunitário de saúde.
“Quanto à logística com materiais e transporte, a equipe da Sala de Vacina Central se organizou para que tudo seja feita com a máxima segurança para todos”, disse o secretário.
Segundo Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, da Equipe Técnica Gerencial da Estratégia Saúde da Família, na próxima semana (de 20 a 24 de julho), das 9h às 12h, a equipe desenvolverá as ações no Bairro Argolo Ferrão e Vila Real.