Como escolher o revestimento ideal para sua casa
Com uma variedade infinita de acabamentos, cores, texturas, formatos pode ser difícil a decisão de escolher um revestimento.
Por isso eu, Carol Altizani, do Studio Grená, vou falar sobre os principais tipos de revestimentos e quais são mais indicados para cada lugar com suas especificações para te ajudar!
- Cerâmicos
Um dos mais comuns do mercado. É produzido a partir da prensagem de argila úmida e peneirada.
Pode ser usado em áreas internas e externas, o ideal é conferir o índice de resistência a abrasão para definir onde usar.
Eles são populares por terem preços mais acessíveis, serem duráveis e ter muitas variedades. Porém são menos resistentes que os porcelanatos.
- Porcelanatos
São os queridinhos dos consumidores! São extremamente resistentes, além de ter uma variedade de padrões e formatos enormes.
Podem ser usados em residências e em locais de alto tráfego, como shoppings e aeroportos. Os porcelanatos de grande formato são tendência e enobrecem seu uso.
Seus acabamentos podem ser polido, acetinado (que mais gostamos), natural e externo.
Também têm a versão bold (bordas com acabamento arredondado) e retificada (bordas com acabamento reto), esta última possibilita a instalação das peças bem próximas umas das outras, deixando os ambientes mais elegantes.
- Laminado
Perfeito para quem quer uma instalação rápida e simples além do aconchego que a madeira proporciona. São bons para áreas internas que não vão ser molhadas.
Feito a partir de madeira aglomerada, essa é a opção mais barata para quem gosta desse acabamento.
As desvantagens é que não são tão resistentes e não podem ser molhados.
- Vinílico
Também são uma opção mais barata para o acabamento em madeira. Produzidos com PVC, são uma opção mais sustentável e de fácil instalação.
Alguns tipos desse piso podem ser usados em áreas externas e podem ser laváveis.
- Ladrilho hidráulico
Esse revestimento é para quem gosta de variação de estampas e quer dar personalidade pro ambiente.
Em sua maioria são usados nas paredes de banheiros, cozinhas e varandas, mas também funcionam no chão.
Normalmente sua produção é artesanal, o que aumenta seu tempo de produção e seu preço.
- Cimento queimado
O cimento é ótimo para quem quer um visual mais moderno e descomplicado. As emendas (ou juntas de dilatação para evitar rachaduras) são feitas bem espaçadas o que dá a aparência de continuidade.
Quem opta por esse revestimento normalmente economiza dinheiro, mas é necessário que seja feito por mão de obra especializada.
- Mármore
Mármores são super elegantes e atemporais. Ele é constituído de calcita, um dos componentes do calcário. Ele é mais mole e poroso que o granito, por isso acaba sendo mais suscetível a manchas e arranhões.
Também não devem ser expostos a soluções ácidas, pois podem danificar seu acabamento. É um tipo de piso frio, por isso é aconselhado para locais de clima quente, mas para locais frios, tem a alternativa de ser usado com sistemas de aquecimento de piso.
- Granito
Para quem escolhe a pedra natural, o granito apresenta vantagens, é mais resistente, mais barato que o mármore e se você quiser dar uma renovada nele depois de algum desgaste e só polir que ele fica novo.
Pode ser usado dentro ou fora de casa. Também pode ser cortado em vários tamanhos e formas. E sua limpeza é super fácil, apenas pano úmido e sabão neutro.
Ficou mais fácil escolher o revestimento da sua casa? Segue a gente lá nas redes socias para ver mais dicas e conteúdo.
Instagram: @studiogrena.arquiteura e @carolaltizani_arquiteta
Facebook: Studio Grená Arquitetura e Interiores.
Celular/whats: (14) 98181-2626 [clique aqui] / (14) 99748-7820 [clique aqui].