Cinco erros para não cometer na hora de construir
Muita coisa pode dar errado em uma obra! Nós do @studiogrena.arquitetura sabemos que na maioria das vezes esse é um sonho que carrega economias de uma vida toda e que se não for bem planejado, pode causar muita dor de cabeça e frustração. Então vamos falar de alguns pontos para ficar atento na hora de construir ou reformar.
1 – Falta de planejamento
Um dos pontos principais é não ter um profissional para planejar tudo com você. Muita gente acha o valor do projeto caro, mas é ele que vai direcionar tudo. E quando se pensa no valor dele em relação ao valor gasto na obra toda, é pequeno! É aqui que você pode começar a encarecer sua obra. Se não tiver um projeto bem feito, os imprevistos e retrabalhos com certeza te darão prejuízo.
2 – Contratar a mão de obra antes do projeto
“Preciso do projeto em 15 dias porque meu pedreiro tem uma outra obra programada e vou perder ele!”
A gente ouve muito isso por aqui. Na verdade, a ordem correta é primeiro o projeto, depois a mão de obra. Como seu pedreiro pode te dar um orçamento sem projeto?
Até o tamanho do piso que decidirmos usar irá variar no preço que o profissional cobra para assentar. Se você fechar antes, com certeza ele vai te cobrar adicionais no decorrer da obra e isso pode fugir do seu orçamento inicial.
3 – Não fazer orçamentos
Com o corre corre e a quantidade de coisas pra fazer e definir em uma obra, você pode acabar fazendo compras por impulso e sem pesquisar. E sem conhecer os preços de mercado há grandes chances que você termine gastando mais.
4 – Querer economizar e não se atentar a qualidade
Um material muito barato hoje pode ser dor de cabeça no futuro. Economizar na tubulação, por exemplo, pode se tornar motivo de manutenção permanente por vazamentos ou infiltrações. Outro exemplo pode ser a tinta. Não adianta comprar uma 50% mais barata, mas ter que repintar a casa a cada seis meses por conta da má qualidade.
5 – Contratar mão de obra apenas pelo preço
Não adianta comprar a melhor tubulação do mercado se o profissional que for executar não for qualificado. Por isso é bom ter indicações confiáveis. Antes de contratar sua equipe, entenda quais são as principais necessidades de cada fase de seu projeto e quem seriam os profissionais adequados e fundamentais para erguê-lo.