Protesto pede prorrogação de concurso da Prefeitura
Aproximadamente 50 pessoas protestaram nesta segunda-feira (2) em frente a Prefeitura de Marília. Os manifestantes são candidatos aprovados, que estão na fila de espera do maior Concurso Público da história da cidade, que teve quase 25 mil inscritos, realizado pela Fundação Vunesp em dezembro de 2017.
Os participantes do protesto dizem que o concurso foi homologado em 6 de março de 2018 e a validade dele se expira na próxima sexta-feira (6), porém a Prefeitura não teria demonstrado interesse em prorrogá-lo.
“Desde novembro nós estamos lutando para que esse concurso seja prorrogado, porque o edital prevê isso se for do interesse do município”, disse a professora Paloma Arruda Carvalho.
Paloma participou da manifestação e explicou que um dos principais motivos para os candidatos aprovados, que ainda não foram chamados, pedirem a prorrogação, é o fato da prova ter sido “realizada por uma instituição idônea”.
Este foi o primeiro concurso público realizado pela atual gestão do prefeito Daniel Alonso e também o primeiro com a Fundação Vunesp, que é referência em todo o país.
“Havia uma nota mínima de corte que eram 30 questões para serem acertadas. Muita gente ficou de fora dessa classificação. Nós concorremos com mais de seis mil candidatos. Vários setores precisam dessa contratação, mas não somos chamados”, disse Paloma.
A manifestante afirmou que “o secretário Levi [da Fazenda] já declarou que não tem interesse de prorrogar e sim de abrir um processo seletivo. Esse processo seletivo é algo válido para apenas um ou dois anos diferente do concurso público”.
De acordo com a professora, os candidatos aprovados tem consciência de que havia um número de vagas para o concurso, porém em vários setores existem funcionários saindo e se aposentando e os aprovados não são chamados.
“Eles declaram que tinha o número de vagas para o concurso, a gente sabe disso. Mas foram classificadas quase 1,6 mil pessoas das seis mil, ou seja, essas pessoas tiveram a capacidade de passar nesse concurso”, finalizou.
Outro lado
A Prefeitura de Marília foi procurada pelo site e informou que “todas as vagas oferecidas no edital de abertura foram preenchidas, e o concurso teve validade de dois anos. Após a consulta junto com as Secretarias Municipais, não houve interesse na prorrogação, tendo em vista que todas as vagas foram preenchidas. Estuda-se abertura de um novo concurso, após o termino do estudo que já vem sendo feito sobre atualização de cargos e atribuições”.
Confira abaixo vídeos do protesto: