Nomes inusitados marcam a disputa pela Câmara de Marília
Profissões, apelidos e referências de bairros. A cada nova eleição, os candidatos tentam chamar a atenção do eleitor com nomes inusitados nas urnas. Em 2024, 301 pessoas vão disputar vagas de vereador em Marília, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pelas regras da Justiça Eleitoral, o nome para constar na urna eletrônica deverá ter, no máximo, 30 caracteres. Pode ser o prenome, sobrenome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido, desde que “não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.
Nesse contexto, criatividade é o que não falta. A telefonista Adriana Graziela de Souza terá o nome de Adriana Falvão Baiana (União) na urna. Alcino Francisco de Souza resolveu homenagear o time do coração e escolheu o nome de Alcino Palmeirense (Republicanos).
Solange Célia dos Santos Cabrelli terá na urna o nome de Cartucheira (Podemos), enquanto Alexandre Fernandes Domingues é o Chandelli (PDT) e Aparecido Ferreira da Cruz, o Chumbinho (Avante). Edna Regina Borges usará o nome de Edna Madonna (PRD) e Fabiano Benedito Daquino é o Fabiano Daquino Papai Noel (PDT). Davi Rodrigo dos Santos entra para a disputa como Davi do Gato (PSB).
Anilson Miguel Florentino terá o nome de Nissin das Brutas na urna (PL). A lista de nomes diferentes nas urnas conta ainda com Roberto Paulo da Fonseca, o Roberto Coquinho (PSD); e Luís Carlos Soares, o Soares Pneuzinho (PP).
Marília ainda terá na disputa Gilberto Carlos da Silva, o Gilberto Sincero (DC); e Júlio César de Azevedo, o Júlio César Abençoado (Novo).
POLÍTICA NO NOME
Danilo Bonatto de Lara é o Danilo Bolsonaro (Republicanos) por ser fã do ex-presidente. O ‘bolsonarismo’ também terá como representante Anderson Rodrigo Gonçalves, o Rodrigo Patriota (PRD). Já Dilma Siméia Fontes Loeve, para não ser confundida com qualquer outra Dilma, colocou na urna o nome de Dilma do Bem (Novo).
NEGÓCIOS
A disputa para a Câmara neste ano terá alguns candidatos que usam o nome em alusão aos negócios e profissões.
Francisco Mateus de Souza Del Hoyo é mais conhecido como Mateus da K2 (Republicanos), referência a um de seus negócios.
Alex Keller Luzia será lembrado como Alex do Kart (PSB). Amadeu de Brito decidiu ser chamado como Amadeu da Brito Magazine (Solidariedade), Rafael Amaral Cândido como Amaral Bikes (PP), Sebastião Carlos de Oliveira como Barba Pintor (Solidaridade); Flávio Cordeiro Queiroz, o Queiroz do Ovo (União); e Otávio José Abib, o Turco Designer (PRD).
Givaldo Luís Pereira, é o Carteiro Givaldo (PSDC); Luís Antônio Coneglian, o Chico do Açougue (Avante); Cláudia Bento dos Santos Ferreira, a Claudinha Bento da Higiene (Republicanos); Cleder Miguel Alves Gandolfo, o Cleder Box Camelô (Mobiliza); Tessa Elizabeth Carvalho é a Beth Protetora (Podemos), enquanto José Roberto Cordeiro de Jesus terá na urna o nome de Beto Instrutor (MDB).
Marília terá ainda a candidata Flávia de Oliveira Silva, a Flávia do Cemitério (PL); Izael Gomes Lopes, o Izael Uber (PSD);
PROFESSORES
Com 21 concorrentes, os professores lideram a lista de profissões, pelo menos entre os que decidiram colocar a profissão no nome de urna, como a vereadora que tenta a reeleição Daniela D’Ávila, a Professora Daniela (PL), Ronald Sobreira Lima, o Professor Ronald (MDB); e Juvenal Aguiar Penteado Neto, o Professor Juvenal da Apeoesp (PT).
BAIRROS
Os antigos moradores do conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira serão representados por Maria Madalena Rangel, a Madalena do CDHU (PDT) e Patrícia Modesto de Moura é a Paty do Azaleia (DC).
ENGENHEIROS, POLICIAIS e DOUTORES
Luiz Eduardo Nardi tenta a reeleição como Engenheiro Nardi (Cidadania). Essa categoria profissional também é representada por Roberto Monteiro, o Engenheiro Roberto Monteiro (Podemos).
Policiais civis e militares, na ativa e aposentados, também estão na disputa. Rossana Rodrigues Rossini Camacho é a Delegada Rossana Camacho (PSD), e Wilson Alves Damasceno, o Delegado Damasceno (PL). Natanael Aparecido Cavaltante (Avante) é o Sargento Cavalcante, enquanto Joel de Oliveira Sena (MDB) tentará se eleger como Sena PM.
A disputa eleitoral em Marília terá ainda 19 ‘doutores e doutoras’ e outros especialistas, como o médico Paulo César Grippa, o Dr. Paulo Grippa (MDB), e o advogado Anderson Rodrigo Baijo Dias, o Dr. Said (União); quatro enfermeiros e enfermeiras, como Alzira Barboza de Souza Meleiro, a Enfermeira Alzira Meleiro (Podemos).