MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 26 mar. 2022

Candidatos de Marília se movem na janela partidária para eleições

por Carlos Rodrigues

Veja quem sai e quem fica nos partidos, quem preferiu se afastar da política e quem planeja voltar à Câmara e à Alesp (Arte: Marília Notícia)

O anúncio da migração do deputado Vinicius Camarinha do PSB (de Márcio França) para o PSDB do governador João Doria, do pré-candidato ao governo paulista Rodrigo Garcia e do prefeito Daniel Alonso aconteceu na última semana da chamada janela partidária. É quando os políticos com mandatos legislativos podem mudar de sigla, sem o risco de perda do cargo por infidelidade partidária.

Mas a movimentação do período – entre 3 de março e 1º de abril – não se restringe aos políticos com cargos eletivos. Ex-candidatos que pretendem disputar o pleito deste ano também podem aproveitar a reta final para costurar novas alianças.

Partidos ainda tentam atrair pessoas com potencial de votos, ou ainda, que possam ajudar os líderes partidários a fortalecerem as próximas bancadas.

O Marília Notícia resgata alguns candidatos com domicílio eleitoral em Marília e mostra como o xadrez político segue em movimento a cinco dias do fim do prazo para filiações.

Dani Alonso faz parte da Executiva Nacional do PL e tem percorrido país em eventos da sigla (Foto: Arquivo Pessoal)

DANI ALONSO

Caso da empresária Dani Alonso (PL), que teve 24.962 votos em 2018, é diferente da maioria que busca nova acomodação. Ela é pré-candidata à Assembleia Legislativa e deve se manter na sigla que, aliás, foi fortalecida nos últimos meses, após a chegada do presidente Jair Bolsonaro.

Dani fará “dobradinha” com o deputado federal Capitão Augusto (PL), que busca reeleição. O policial militar de Ourinhos (distante 94 quilômetros de Marília) se tornou um dos principais interlocutores no Congresso Nacional, com trânsito no Palácio do Planalto e ministérios.

JULIANO DA CAMPESTRE

O empresário e radialista Marcos Juliano, popular Juliano da Campestre, já confirmou mudança de partido. É a terceira troca em quatro anos. Agora, ele está integrado às fileiras do Patriota, uma sigla conservadora e religiosa de direita, antes chamada de Partido Ecológico Nacional (PEN).

Há quatro anos, o radialista concorreu ao cargo de deputado federal pelo Solidariedade, partido do líder sindical Paulinho da Força. O resultado nas urnas foi o melhor já conquistado por ele – teve 15.905 votos.

Juliano com Ovasco Resende, presidente nacional do Patriota, seu novo partido (Foto: Arquivo Pessoal)

Na disputa para a Prefeitura, em 2020, angariou apenas 8.464 votos, em uma eleição polarizada entre o prefeito Daniel Alonso e o ex-chefe do Executivo Abelardo Camarinha (Podemos), que concorreu inelegível.

A chegada de Juliano no Patriota está associada à outra migração: a do deputado estadual Sargento Neri, que é nascido em Lins, criado em Vera Cruz (distante cerca de 20 quilômetros) e com votos pulverizados por todo o Estado.

MARCOS FARTO

O policial militar da reserva, que teve 11.823 votos em 2018 para deputado estadual pelo PSL (atual União Brasil), é um dos candidatos de Marília que deve disputar eleições por nova sigla. Ele planeja tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.

A migração já foi confirmada, mas Farto ainda não revela a legenda. “Tive proposta até de partido de esquerda, que agradeci respeitosamente às pessoas que me fizeram esse convite, mas prontamente recusei. Estou entre duas possibilidades, dentro do espectro da direita, que é onde me identifico”, disse ao MN.

Marcos Farto foi candidato em 2018 e articulador de campanha à Prefeitura, em 2020 (Foto: Redes Sociais)

Farto fez sua primeira campanha na esteira do bolsonarismo. Em 2020, nas eleições municipais, ele tentou articular uma candidatura viável do partido à Prefeitura, mas o grupo – do qual fizeram parte o administrador de empresa Marcos Kohlmann e a empresária Regiane Melos – não teve sucesso.

Mesmo assim, com o saldo do movimento bolsonarista, que [antes dos pactos com o Centrão] ainda envolvia grande número de policiais e discurso anticorrupção, o grupo acabou elegendo o agente federal Junior Féfin à Câmara Municipal.

NAYARA E PSOL

A enfermeira Nayara Mazini, candidata à prefeita em Marília pelo Psol no pleito de 2020, já descarta candidatura nestas eleições. “Preciso dar conta do doutorado, crianças, casa…”, contou ao MN a servidora estadual, que teve 5.498 votos em sua estreia na vida pública.

Nayara, enfermeira e ativista do acesso à terapia cannábica, declinou da candidatura à deputada (Foto: Rede Social)

O presidente da sigla de esquerda, advogado Luís Andre Lisque, afirmou que o partido deve focar em fortalecer nomes já conhecidos no Estado. Ele não descartou, porém, a presença de um mariliense em candidatura para “mandato coletivo”.

Nessa modalidade para exercício do cargo, o eleito (reconhecido pela Justiça Eleitoral) se compromete a dividir o poder com um grupo de cidadãos, em pacto firmado desde a campanha.

SÉRGIO NECHAR

O médico e ex-deputado Sérgio Nechar anunciou que pretende deixar o PSB – no qual teve 1.147 votos para o cargo de vereador, em 2020 – para se filiar ao Pros. Ele é pré-candidato a deputado federal em 2022, cargo que ocupou entre 2007 e 2011.

Médico é pré-candidato a federal e deve se lançar pelo Pros (Foto: Divulgação)

Ele já foi candidato à Alesp. Em 2018 teve 17.286 votos. “Não deveria [tem pleiteado o cargo estadual] porque as minhas principais realizações foi como deputado federal”, disse ao MN.

TERUYA E JUVENAL

Antigo quadro do Partido dos Trabalhadores (PT), o professor aposentado Juvenal Aguiar deve ser confirmado candidato a deputado federal. A legenda de Lula, ao menos na cidade, não projeta entrada de nenhum novo filiado que possa receber status de pré-candidato.

Conforme Juvenal – que não concorreu em 2018 -, o partido ainda vai se reunir, mas tende a indicar o professor aposentado Mário Teruya para concorrer à Assembleia Legislativa. O petista foi candidato a deputado federal em 2018 e teve 983 votos.

WALTER IHOSHI

O ex-deputado federal Walter Ihoshi, que tem reduto eleitoral em Marília, é um dos principais nomes do PSD no Estado. Ele é pré-candidato natural na legenda de Gilberto Kassab – sem nenhuma necessidade de movimentação partidária.

Segundo correligionários da cidade, Ihoshi é nome forte para o Congresso Nacional, embora não tenha alcançado o cargo em 2018.

Ex-deputado, Ihoshi tem domicílio eleitoral em Marília e é pré-candidato (Foto: Divulgação)

DAMASCENO E FERNANDES

O delegado Wilson Damasceno (PSDB), secretário municipal de Direitos Humanos da gestão Daniel Alonso, afirmou que está “focado na secretaria” e não pensa em nenhuma candidatura. Ele concorreu a deputado estadual nas últimas eleições e teve 9.152 votos.

Quem também declara falta de interesse em candidatura é o professor universitário Marcelo Fernandes (3.646 votos). Mas ele vai aproveitar os últimos dias do prazo para filiação para trocar de partido. O docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai deixar o PRTB e seguir o aliado político Marcos Juliano, no Patriota.

Damasceno está entre os candidatos de 2018 que já anunciaram não ter intenção de concorrer (Foto: Divulgação)

Já Fábio Alves Cabral, o Fábio Protetor, é mais um candidato de 2018 que declara distância do pleito deste ano. “Estou fora. Só vou apoiar”, disse o ativista, que recebeu votos de 902 eleitores.

Ao menos por Marília, a esquerda não contará com o servidor municipal Marcos Aurélio dos Santos, o Marquito (PC do B), que concorreu a deputado estadual e teve 511 votos.

ESPAÇO ABERTO

Não foram localizados ou não responderam ao Marília Notícia, os candidatos [de 2018] Rossana Camacho (PSD), Alessandra Berriel (PPS), José Luiz Queiroz (PSDB), Nildo Leite e Barba Pintor (Psol). O espaço segue aberto à manifestações.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher é esfaqueada por ex em frente de academia em Marília
  • 2
    Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
  • 3
    Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
  • 4
    Servente é preso suspeito de abusar da sobrinha de cinco anos em Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no FragataAcusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
LAZER
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para famíliaSesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
BARBÁRIE
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em MaríliaHomem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
ENERGIA ELÉTRICA
Procon Marília cancela cobranças da CPFL a ex-moradores da CDHUProcon Marília cancela cobranças da CPFL a ex-moradores da CDHU
Procon Marília cancela cobranças da CPFL a ex-moradores da CDHU

Últimas notícias

Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
Sem patrões e religiosos, Conselho Municipal LGBTQIA+ abre processo eleitoral
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
Câmara aprova créditos para triturador de entulho de R$ 1,6 milhão e nova Emei

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie