Câncer de próstata atinge 10% dos homens em Marília
A campanha nacional Novembro Azul chega em mais um ano, com o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros. Em Marília, 20 diagnósticos da doença na próstata foram feitos só em 2022, o que representa 10% dos pacientes com tumor no município.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do de pele não-melanoma). Em Marília, 2022 foi o terceiro ano com maior incidência – 20 casos.
Em primeiro lugar ficou o câncer de pele, com 48 casos entre homens e 82 em mulheres, total de 130 casos. Entre os homens, em segundo lugar veio a neoplasia maligna de cólon ou câncer no intestino grosso e reto, com 23 pacientes em 2022.
No acumulado deste ano, foram registrados 521 casos de câncer de diversos tipos em Marília, sendo 320 em mulheres e 201 em homens. Em todo o ano passado, foram 991 casos, sendo 432 homens e 559 mulheres.
SINTOMAS
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Na presença de sinais e sintomas, o paciente deve procurar uma unidade médica para realização de exames com um médico especialista.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para maior chance de recuperação. E a única forma para diagnosticar é através do toque retal.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou dos 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
De acordo com o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como teste de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Por isso, todo homem que estiver na faixa recomendada para a realização do exame deve procurar um urologista e conversar sobre o tema. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas.