Campanha quer incentivar proprietários a registrarem veículos na cidade

A Prefeitura de Marília, quer promover, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento Econômico, uma campanha para conscientizar os proprietários de veículos sobre a importância de registrar seus automóveis na cidade. A iniciativa busca ampliar a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um tributo essencial para o financiamento de serviços públicos e infraestrutura municipal.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, referente a 31 de maio de 2024, Marília tinha uma frota total de 189.608 veículos, incluindo automóveis, motocicletas, caminhonetes, caminhões, ônibus e outros tipos. Para 2025, a frota tributável — ou seja, os veículos registrados na cidade e sujeitos ao pagamento do IPVA — é de 114.636 veículos. A frota está dividida em automóveis: 104.700; motocicletas: 40.503; caminhonetes: 12.750; motonetas: 11.263 e outras categorias: 20.392 (Caminhões, reboques, utilitários, caminhões-tratores, ciclomotores, micro-ônibus, ônibus).
A diferença entre esses números (189.608 – 114.636 = 74.972 veículos) pode ser atribuída aos isentos de IPVA, como os com mais de 20 anos de fabricação ou aqueles que se enquadram em categorias específicas de isenção; veículos registrados em outros municípios, mas que circulam em Marília ou aqueles que estão em situação irregular, com IPVA atrasado ou pendente de regularização.
Projeção da Secretaria de Finanças e Planejamento Econômico aponta que a arrecadação total com o IPVA em Marília para este ano é estimada em R$ 146,9 milhões. Segundo o secretário da Finanças, Rafael Rastelli, 50% do valor do IPVA pago pelos proprietários (cerca de R$ 73,4 milhões) retornam para o município onde o veículo está registrado.