Campanha da Secretaria Municipal da Saúde conquista 1º lugar em congresso
Desenvolvida em maio pela equipe multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, a campanha ‘Dificuldades alimentares na infância: como lidar com esse desafio?’ conquistou o primeiro lugar no 32º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em São Paulo, no final do mês passado.
O reconhecimento do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia contemplou os profissionais autores da iniciativa: as fonoaudiólogas Renata Mineiro Onisto Franco e Ana Carla Ansuino Fontes, as terapeutas ocupacionais Beatriz Matioli Pires e Rafaela Magalhães de Jesus, as nutricionistas Paula Mantuaneli Ferraro de Paula Santos e Tassiana Minardi e a médica Priscila Peres Traskini, coordenadora da equipe multiprofissional.
De acordo com as informações da fonoaudióloga Renata Mineiro Onisto Franco, através de roda de conversa na Emei Branca de Neve, localizada no distrito de Padre Nóbrega, situações que envolvem a alimentação de crianças do maternal II – faixa etária de três a quatro anos – foram abordadas.
“O projeto piloto voltado para a saúde na escola trouxe a relação com a alimentação saudável. Na área da fonoaudiologia, por exemplo, relacionamos os aspectos ligados à mastigação e deglutição. Se há alguma dificuldade ou seletividade, acaba sendo necessária uma abordagem específica”, disse.
A experiência realizada em Marília ocorreu em 17 de maio, pois no período de 13 a 17 de maio a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia estabeleceu como semana dedicada para a atuação dos fonoaudiólogos na atenção às dificuldades alimentares. “Como a experiência alcançou êxito, a proposta agora, para o próximo ano, é expandir a atividade, inclusive a roda de conversa, para outras equipes multiprofissionais, bem como para outras Emeis da rede municipal de Marília’, afirmou.
A fonoaudióloga Renata Mineiro Onisto Franco participou do 32º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia entre os dias 28 e 30 de novembro, em São Paulo, capital. Na ocasião, expôs a atividade organizada em Marília numa palestra. A roda de conversa na Emei Branca de Neve contou com as participações de pais, educadores, servidores e agentes comunitários da UBS do distrito de Padre Nóbrega.
“A proposta foi transmitir uma orientação, mas ao mesmo tempo trazer elementos que poderiam auxiliar na identificação de situações mais específicas e, a partir daí, realizar um atendimento individual”, concluiu.