Campanha contra a Gripe está próxima a 50% do público-alvo
Balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília indica que 35.340 doses da vacina contra os vírus da gripe já foram aplicadas na cidade, desde o início da Campanha Nacional Contra a Influenza.
Esse número corresponde a 49,08% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.
No sábado (12) aconteceu a mobilização do “Dia D” na campanha, o que alavancou os resultados parciais. Porém é necessário que a população que ainda não procurou as unidades de saúde informe-se e busque o serviço o quanto antes.
“Agradecemos a população de Marília, que atendeu a este chamamento. Mas deixamos nosso alerta a quem tem indicação e ainda não está vacinado. A circulação dos vírus da gripe pode aumentar nas próximas semanas e, com isso, os riscos de complicações à saúde. A vacina está disponível, é rápida e não oferece nenhum risco”, disse a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.
QUEM PODE SER VACINADO
Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.
Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada a doença relatada, tem validade como comprovante.
PARCIAIS
O balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 60,74% já estão vacinados (18.216 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 47,95% também já foram imunizadas (175).
No grupo das crianças, os últimos dias foram de maior crescimento: de 18% para 30,97% (o que representa 3.679 doses), ante a um total esperado de 11.878 pessoas nessa faixa etária. As equipes têm intensificado a informação nas comunidades para elevar a adesão.
As unidades imunizaram 37,45% dos trabalhadores da saúde, 35,15% das gestantes e 53,55% dos profissionais de educação aguardados. Ações específicas nos locais de trabalho, com grande número de pessoas, estão sendo promovidas pela Saúde.
Entre os que têm comorbidades, o maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (3.340). A segunda patologia é diabetes (1.257) e a terceira, cardiopatia (701).
CALENDÁRIO
A vacinação contra a gripe teve início, em todo o Brasil, no dia 23 de abril e a previsão é que seja encerrada em 1º de junho, portanto, em duas semanas. Não há previsão de prorrogação ou inclusão de outros grupos da população.