Campanha chega perto de 100 mil vacinações em Marília
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até quinta-feira (16) já foram aplicadas 98.679 doses da vacina contra a gripe no município.
Em relação aos grupos prioritários, até agora a cobertura vacinal em Marília atingiu 73,93% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 49,44% das gestantes; 40,60% das mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; 100% dos trabalhadores da Saúde; e 100% dos idosos.
A cobertura está em 52,49% entre adultos de 55 a 59 anos; em 72,69% no grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes); e 68,33% entre professores de escolas públicas e privadas.
Também receberam as vacinas 2.153 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo; 942 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento; e 12.989 pessoas que não fazem parte do grupo prioritário e que agora estão autorizadas a receber a vacina.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, voltou a lembrar à população que a meta da campanha é vacinar no mínimo 90% das pessoas dos grupos prioritários.
“As pessoas precisam se conscientizar da importância da vacina, principalmente neste momento de pandemia que passamos. Dos grupos prioritários alguns não chegaram nem a 50% do público alvo e por isso pedimos para estas pessoas que procurem um posto de vacinação para receber a dose da vacina”, disse a enfermeira.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, ressaltou que a campanha de vacinação contra a gripe está aberta para toda a população.
“As pessoas precisam entender que a vacina protege contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, que também são doenças potencialmente graves”, afirmou o secretário.
O prefeito Daniel Alonso lembrou que a Prefeitura de Marília vem agindo desde o início da pandemia para proteger a população e uma dessas formas de proteção é conscientizar a todos para que sigam as regras de distanciamento, usem máscara, evitem aglomerações ou sair de casa somente para o necessário.
“Além destas regras básicas, as pessoas que recebem a vacina, apesar de não estarem protegidas contra a Covid-19, ficam imunizadas contra outras doenças respiratórias, e com isso não sobrecarregam o sistema de saúde”, comentou Daniel.
ONDE VACINAR?
Em decorrência da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória.
Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Padre Nóbrega I e II.