Caminhoneiro é vítima de roubo e sequestro; quase 24h de cativeiro
Um caminhoneiro idoso ainda se recupera dos momentos de terror que viveu nas mãos de criminosos, após ser mantido por quase 24 horas em um cativeiro no distrito de Jafa, em Garça. A vítima, residente de um pequeno município no Rio Grande do Sul, foi atraída à região por um suposto frete, que na verdade era uma armadilha.
O caso está sob apuração da Polícia Civil, que acredita estar lidando com uma quadrilha de fora da região. O bando tem modo de atuação sofisticado, já observado em crimes semelhantes, principalmente, em polos logísticos, para onde consegue atrair caminhoneiros.
O estradeiro de 64 anos, que buscou socorro na cidade de Gália na manhã de sexta-feira (13), relatou que na véspera, por meio de um aplicativo de fretes, foi acionado para realizar transporte para uma empresa garcence nacionalmente conhecida. O suposto destino seria a cidade de Pelotas (RS).
O frete foi acertado através de trocas de mensagens por WhatsApp com um homem que se identificou como “Fernando”. O motorista foi instruído a estar no endereço combinado, no Distrito Industrial de Garça, às 06h40 do dia 12 de setembro.
Ao chegar ao local, ele foi abordado por um homem que se apresentou como funcionário da empresa dona da carga. Vestindo roupas de segurança, com um colete refletivo, o homem simulou uma vistoria no caminhão antes de anunciar o assalto.
Ele estava acompanhado de outros dois cúmplices em um veículo preto. Um dos assaltantes portava uma arma de fogo.
CATIVEIRO
Após ser sequestrado, o caminhoneiro foi levado para um cativeiro no distrito. O local foi locado por diárias e o dono desconhecia totalmente a finalidade.
Durante o cárcere, o caminhoneiro foi mantido sob vigilância de quatro criminosos, que o ameaçaram para obter acesso aos seus dados bancários e realizaram PIX.
A vítima relata que não sofreu agressões físicas e foi alimentada pelos sequestradores, que o mantiveram em um quarto com uma beliche e uma cama de casal. Durante o período, os ladrões usaram drogas, fizeram churrasco e se divertiram em uma piscina.
Os criminosos roubaram o caminhão Scania T113 H 4X2, de cor branca, ano 1998, juntamente com o semi-reboque RANDON SR CA, de cor preta, placas IWR1750, ambos de propriedade do idoso. Levaram também sua CNH, cartões bancários, um iPhone 14 prata e um Samsung FE20 preto.
LIBERDADE
Somente na madrugada do dia seguinte, por volta das 3h, a vítima foi libertada em uma estrada de terra próxima da cidade de Gália. Ele caminhou até chegar a cidade, onde perguntou onde estava e pediu ajuda a um morador, que o orientou até a polícia.
A Polícia Civil investiga o caso como roubo qualificado, extorsão mediante restrição de liberdade e associação criminosa. O caminhão e o semi-reboque ainda não foram localizados.