Caminhada pela Vida da Santa Casa de Marília é realizada na avenida das Esmeraldas
A Caminhada pela Vida – Setembro Verde da Santa Casa de Marília foi realizada neste dia 28 de setembro, na avenida das Esmeraldas. A atividade contou com a participação de colaboradores e da comunidade, com o foco central de passar o recado: avise seus familiares sobre sua vontade de ser doador de órgãos.
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) auxiliou no controle do trânsito na importante artéria viária da região leste de Marília durante a caminhada.
A enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHT) da Santa Casa de Marília, Marisa Stradioto, afirmou que a doação de órgãos não é apenas sobre salvar vidas. “É sobre dar sentido à existência, criar novas histórias e oferecer a quem espera a chance de viver momentos que, sem esse gesto, poderiam nunca acontecer. Que a doação seja uma conversa aberta, um desejo claro, uma escolha consciente. Avise sua família, inspire outros e seja parte desta corrente de amor e solidariedade”.
PROGRAMAÇÃO
A campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos teve uma densa programação na Santa Casa de Marília.
O Setembro Verde na Santa Casa de Marília teve abertura oficial no dia 2 de setembro, com palestra realizada por enfermeiras da CIHT, no salão de reuniões da instituição, com a participação de ex-funcionária que está se preparando para doar um rim para o próprio filho.
Nos dias 3 e 4 de setembro, representantes da CIHT da Santa Casa de Marília estiveram no III ECESP (Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo), no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.
No dia 17 de setembro, também no salão de reuniões do hospital, novas palestras com os públicos interno e externo, sobre “Doações e Transplantes de Órgãos”, foram realizadas pela equipe da CIHT nos períodos da manhã e da tarde.
Palestra na Igreja Nossa Senhora de Fátima aconteceu no dia 21 de setembro. Na oportunidade, a enfermeira coordenadora da CIHT, Marisa Stradioto, falou sobre doação de órgãos aos fiéis da Igreja Católica.
No Dia Nacional de Doação de Órgãos (27 de setembro), o Pedágio Setembro Verde aconteceu com a participação da equipe de profissionais da CIHT do hospital. Veículos foram parados na rua 21 de abril – nas proximidades da entrada de funcionários da unidade hospitalar filantrópica mariliense – e orientações foram passadas aos motoristas sobre a importância de informar os seus familiares sobre a vontade de ser um doador de órgãos.
Outra atividade realizada no Dia Nacional de Doação de Órgãos foi uma palestra para os pacientes do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo sobre o tema.