MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 11 fev. 2024
ROTA DAS CAPELAS

Caminhada no ‘estreito’ de Marília chama atenção em rota turística

Belezas naturais de Marília estão sendo exploradas por praticantes de esportes radicais que passam pela 'Rota das Capelas'.
por Gustavo César
Trecho conhecido como ‘Estreito’ está localizado na zona rural de Marília (Foto: Victor Bonini Pardo)

Mais do que aventura ou esporte radical, as regiões montanhosas do interior do Estado não só escondem fósseis de animais pré-históricos como também ajudam a entender o passado, as origens de povoados e o surgimento dos territórios que são chamados hoje de municípios.

As belezas naturais de Marília estão sendo exploradas por praticantes de esportes radicais que passam pela “Rota das Capelas”, constantemente utilizada pelos adeptos do cicloturismo local.

Para o ciclista profissional Danilo Pierote Silva, o paredão chamado de “Estreito”, em Amadeu Amaral, é um trecho alternativo desta rota turística, que despertou a atenção de diversos turistas da região e de outros Estados.

De acordo com Danilo, o caminho do “Estreito” é uma antiga trilha existente no território que foi habitado pelos índios Kaigangs no distrito de Amadeu Amaral, em Marília, e na zona rural de São Benedito, região de Ocauçu.

“No início do século passado, esta trilha foi utilizada pela Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo durante a expedição e mapeamento do Rio do Peixe, em 1905, antes mesmo da fundação do município de Marília”, explicou o ciclista, que também é estudioso e pesquisador do território da “Rota das Capelas”.

Danilo disse que obteve o relatório dos exploradores, que menciona que o acesso ao vale do Rio do Peixe se deu pela trilha do “Estreito”. “Ao deixar o observatório admirável, encontramos o nosso caminho que vinha em ‘zig-zag’, formando uma descida má e perigosa, depois do alto de um espigão, estreito e escarpado de ambos os lados, parecendo dar apenas para nossa passagem”, consta na pesquisa feita no século passado.

Ainda segundo Danilo, os desafios e adversidades enfrentadas pelos exploradores na ocasião da expedição influenciaram na escolha do nome usado para referenciar a região na época: “Descida Infernal” e “Córrego do Arrependido”.

Outro trecho da rota, ‘Dedo de Deus’, fica situado no distrito de Nova Columbia, em Ocauçu (Foto: Divulgação)

O “Estreito” está localizado a 800 metros de distância da “Rota das Capelas”. “Hoje, a trilha se apresenta como um dos mais belos atrativos alternativos para os aventureiros e peregrinos que estejam percorrendo esta rota turística, que além do meio ambiente, reserva capelas históricas, dentro do aspecto religioso, e propriedades rurais com tradições culturais”, complementou Danilo Pierote, que esteve no “Estreito” recentemente para registrar imagens aéreas juntamente com outros amantes dos esportes radicais, Lucas Chiozini e Victor Bonini Pardo.

O projeto “Rota das Capelas” foi idealizado por vários grupos pertencentes à comunidade do ciclismo de Marília e região, composta por esportistas, empresários do ramo de bicicletas e outros amantes do Turismo Rural.

“Esta rota contempla a estrada mais antiga existente em nossa região, aberta pela expedição geográfica de Campos Novos Paulista, que passa por Nova Columbia, São Benedito, Ocauçu e segue até o distrito de Avencas. A ideia é resgatar um trajeto histórico que faz parte do surgimento do nosso município e das vilas, sítios e fazendas situadas no trecho, além das capelas instaladas no percurso”, detalhou.

Todo o trecho de 100km da ‘Rota das Capelas’ está emplacado (Foto: Divulgação)

Conforme Danilo, o roteiro é ecumênico e cultural. “A rota não contempla apenas o catolicismo, pois o termo ‘Capela’ abrange a templos de maneira geral. Portanto, estendemos o convite à comunidade evangélica de Marília e região para que venham conhecer este projeto. No ponto de vista gastronômico, a ‘Rota das Capelas’ conta com surpresas e experiências incríveis. O trajeto completo possui uma distância de 100 km, seis horas de duração, 1.800 metros de altimetria e o grau de dificuldade é considerado alto”, concluiu o ciclista.

Mais informações sobre a rota turística podem ser obtidas pelo Instagram @rotadascapelas.altocafezal.

Capela de Nossa Senhora Auxiliadora em Nova Columbia, em Ocauçu (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie