Câmera de segurança flagra ataque incendiário aos projetos Doce Futuro e Agrofloresta
Câmera de segurança instalada no Jardim Maracá, zona norte da cidade, flagrou a ação de duas pessoas em crime de incêndio praticado no início da madrugada desta segunda-feira (17). A dupla atacou a área dos projetos Doce Futuro e Agrofloresta, que promovem educação ambiental e produção comunitária de alimentos em uma reserva urbana de 52 mil m².
As imagens mostram quando a dupla se aproxima. Um dos acusados se abaixa e ateia fogo na vegetação. As chamas se alastraram rapidamente e, conforme apuração dos coordenadores da iniciativa, atingiu cerca de 200 metros de área, além de provocar a perda de aproximadamente 300 metros de cabos elétricos.
O vice-presidente da entidade – que tem reconhecimento de Utilidade Pública Municipal – procurou a Polícia Civil para denunciar o crime. As imagens também foram apresentadas no plantão da Central de Polícia Judiciária (CPJ).
A área, onde é realizado o manejo e revitalização há mais de cinco anos, foi reflorestada graças ao engajamento da sociedade civil e voluntariado. O projeto Doce Futuro promove a preservação, conhecimento científico e educação ambiental relacionada a abelhas sem ferrão.
O projeto Agrofloresta atua no cultivo e oferta social de alimentos, por meio da produção de hortaliças e outros vegetais destinados a entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade.