MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 26 ago. 2020

Camarinha sofre nova derrota no STF com Dias Toffoli

por Leonardo Moreno

O ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) sofreu mais uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF), em um dos inúmeros processos em que é réu.

O presidente da Suprema Corte, ministro mariliense Dias Toffoli, negou no último dia 18 de agosto um recurso chamado “embargos de declaração”, apresentado pela defesa do político após seguidas derrotas em outros recursos.

Em teoria, o objetivo do embargo de declaração é pedir esclarecimentos aos ministros sobre decisões tomadas por eles anteriormente. Mas, na prática, esse recurso também serve para atrasar a aplicação das penas.

O processo se arrasta há quase 20 anos e um dos motivos da demora para o chamado “trânsito em julgado” é a apresentação sistemática de recursos – e derrotas uma após a outra – com o aparente objetivo de atrasar o fim do processo e a execução da sentença.

Entenda

A denúncia de improbidade administrativa, pela contratação temporária de servidores municipais de forma direta – e com prorrogações – foi feita pelo Ministério Público em 2002 e a sentença em primeira instância saiu em 2008. A prática irregular teria acontecido em 2000, durante a gestão de Abelardo como prefeito de Marília.

O ex-chefe do Executivo e o já falecido secretário de Serviços Urbanos, Waldomiro Paes, foram condenados por improbidade e, assim, à perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por cinco anos, bem como o pagamento de multa civil de 100 vezes o prejuízo causado (que não foi informado).

Eles alegaram que havia um estado de emergência na cidade por causa da dengue. No entanto, muitos dos servidores confessaram terem feito outras funções.

A defesa dos políticos recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e conseguiu diminuir pela metade o valor da multa, mas a condenação foi mantida.

Repercussão geral

Outros recursos em instâncias superiores passaram a ser apresentados e em 2015 o processo acabou suspenso.

Isso porque na tentativa de escapar da condenação, os advogados dos políticos utilizaram um argumento bastante difundido na época, que acabou levando o caso a ser considerado como de “repercussão geral” – ou seja, foi preciso um posicionamento do STF já que existiam muitos processos parecidos.

Para o azar de Abelardo, a Suprema Corte entendeu que “o processo e julgamento de prefeito municipal por crime de responsabilidade (Decreto-Lei 201/67) não impede sua responsabilização por atos de improbidade administrativa previstos na Lei”.

Em 2019 a ação voltar a andar, e como dito, Abelardo vem apresentando “recursos sobre recursos” – e dessa forma aumentando suas despesas com advogados e também o valor da ação.

A equipe do prefeito Daniel Alonso (PSDB) tem difundido que Abelardo já estaria inelegível após a decisão mais recente do presidente do STF.

Os assessores do acusado, porém, rebatem esta tese e garantem que ainda cabem mais recursos no caso. Quem deve confirmar ou não a inelegibilidade é a Justiça Eleitoral após o registro de uma eventual candidatura pela Prefeitura de Marília, no mês que vem.

Outro lado

A defesa de Abelardo alegou ao Marília Notícia que os fatos referentes à ação “são antigos” e o processo cheio de denúncias vazias.

O advogado Cristiano Mazeto disse ao site que na época em que os atos apontados pelo Ministério Público ocorreram, o prefeito estava fora do país – em viagem ao Japão, o que já foi desconsiderado pela Justiça.

Sobre quantos recursos ainda pretende apresentar, o advogado afirmou que “não dá para ter uma previsão. São inúmeros recursos e enquanto for possível, vamos recorrer. Esse caso não está encerrado e ele (Camarinha) segue elegível”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
  • 4
    Vendedor invade residência, agride casal e ameaça incendiar a casa

Escolhas do editor

TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais
METEOROLOGIA
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semanaPrevisão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana

Últimas notícias

Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie