Câmara retoma atividades pós-Carnaval e vota tombamento do Aeroclube de Marília

Após o recesso de Carnaval, a Câmara de Marília retoma suas atividades com uma sessão ordinária marcada para quinta-feira (6), a partir das 17h. O projeto de destaque deve ser a votação pelo tombamento do Aeroclube como patrimônio cultural do município.
O recesso termina na quarta-feira (5), às 14h, quando a Câmara retoma suas atividades, mas a sessão ordinária acontece apenas no dia seguinte.
O primeiro projeto de lei da pauta é o 4/2025, que propõe a denominação de Praça Maria de Lourdes Vicentini Jorente ao sistema de lazer, localizado entre as ruas Shinji Kuroki, Reverendo Delfino José Correa, Engenheiro Columbano Eppinghaus e Benedita Pio Andrade, no Jardim Luciana. A homenagem visa reconhecer a trajetória de Maria de Lourdes, conhecida por seu trabalho social e filantrópico.
Os vereadores também votam a matéria 5/2025, para nomear a projetada rua B, entre as avenidas República e Yusaburo Sasazaki, no Distrito Industrial Santo Barion, como rua Lindaura Sarmento Teixeira. A proposta homenageia Lindaura, uma curandeira e espírita que dedicou sua vida a ajudar à comunidade mariliense.
O projeto 11/2025 institui o tombamento do Aeroclube de Marília como patrimônio cultural do município. O espaço, fundado em 1940, é um símbolo importante para a história da aviação na região e desempenha um papel fundamental na formação de novos aviadores e na promoção de eventos aeronáuticos.
O aeroclube local quase teve suas atividades interrompidas por ação da Rede Voa, concessionária do Aeroporto Frank Miloye Milenkovich de Marília, mas conseguiu na Justiça o direito de continuar no local. O tombamento é passo importante para manutenção das atividades.
A matéria 24/2025 autoriza o Poder Executivo a abrir créditos adicionais no orçamento municipal para custear ações na Secretaria Municipal de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de repasses a entidades do terceiro setor. O projeto visa garantir recursos para a execução de políticas públicas essenciais.
Por fim, os vereadores votam a proposta 25/2025, que propõe a desafetação de uma área de 431,61m², originalmente destinada ao Sistema de Lazer 2 B, no bairro Residencial Delazir Apparecida Cigano Herrera, para a construção de uma unidade escolar. A medida busca ampliar a oferta de educação na região.