Câmara resiste em dar posse ao médico Sérgio Nechar
A Câmara dos Vereadores de Marília ainda não tomou uma decisão sobre quem ocupará a vaga do vereador Ivan Luís do Nascimento, mais conhecido como Ivan Negão, que faleceu na madrugada da última quinta-feira (5), vítima de um infarto fulminante. O primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) é o médico e atual secretário municipal da Saúde, Sérgio Antônio Nechar, que espera tomar posse do cargo.
De acordo com informações apuradas pelo Marília Notícia, o artigo 66 do Regimento Interno da Câmara de Marília diz que a convocação do suplente de vereador ocorre imediatamente no caso de vaga. Apesar disso, até o momento, Nechar ainda não foi convocado ou comunicado para tomar posse como vereador.
O entendimento da atual gestão da Câmara, no entanto, é que a posse deve acontecer na primeira sessão ordinária após a vaga. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de fevereiro.
A explicação do Legislativo é que o presidente Eduardo Nascimento (PSDB) precisa declarar extinto o cargo e dar posse ao novo vereador, durante uma reunião camarária. Antes do dia 6 não existe previsão de nenhuma sessão extraordinária, mas se houver a convocação, o suplente deve tomar posse.
Procurado pelo Marília Notícia, Nechar reafirma sua tranquilidade sobre o caso. Ele reforça a informação de ter apresentado toda a documentação necessária ao Cartório Eleitoral e disse que não tem pressa para ser empossado como vereador.
“Eu sou paciente. Não estou nem um pouco preocupado com essa questão, pois está tudo certo para assumir a vaga. A cadeira é do partido, que já reconheceu que eu sou o primeiro suplente. Não sei se estão com medo da minha presença na Câmara. Tem que perguntar isso para a oposição”, afirma Nechar.
A Câmara dos Vereadores teria recebido um posicionamento favorável ao médico Sérgio Nechar na última sexta-feira (6). Contudo, ainda assim, teria sido considerado o parecer inconclusivo. Por isso, o caso foi encaminhado para o jurídico do Legislativo mariliense, que estuda qual a melhor forma de dar prosseguimento à questão.
O Marília Notícia procurou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), para saber qual seria o posicionamento sobre a sucessão na Câmara de Marília, mas não houve retorno até a publicação dessa reportagem.
DOCUMENTOS APRESENTADOS
Segundo Nechar, foi apresentada uma declaração do secretário geral da Executiva Estadual do PSB em São Paulo, Mário Luiz Guide, assinada no dia 5 de janeiro deste ano, confirmando que o médico mariliense está regularmente filiado à legenda.
No Sistema de Filiação Partidária, Sérgio Antônio Nechar consta como inscrito no PSB desde o dia 22 de fevereiro de 2022.
O médico ainda apresentou o diploma de primeiro suplente do PSB, dado pela Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo. Nechar recebeu 1.147 votos. O segundo suplente do partido é o Fábio Alves Cabral, conhecido como Fábio Protetor, que recebeu 1.105 votos.