Câmara aprova contas de 2003 e 2004 de Abelardo Camarinha
A Câmara de Marília aprovou nesta segunda-feira (22), por nove votos favoráveis e quatro contrários, as contas da Prefeitura referentes aos anos de 2003 e 2004, então chefiada por Abelardo Camarinha (Podemos).
A maioria dos vereadores decidiu por derrubar o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que era pela rejeição do exercício financeiro daqueles períodos.
Foram exceções – acompanhando a orientação da Corte de Contas – Junior Moraes (PL), Junior Féfin (PSL), Rogerinho (PP) e o presidente da Casa de Leis, Marcos Rezende (PSD).
Entre aqueles que ajudaram a aprovar as contas, talvez o voto mais surpreendente tenha sido do antigo desafeto político de Camarinha, o vereador Eduardo Nascimento (PSDB).
Além do tucano que rompeu com o prefeito Daniel Alonso (PSDB), votaram a favor de Abelardo os parlamentares Danilo da Saúde (PSB), Elio Ajeka (PP), Evandro Galete (PSDB) – que também chama a atenção -, Ivan Negão (PSB), Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Marcos Custódio (Podemos) e Vânia Ramos (Republicanos).
A votação do parecer do TCE vinha sendo protelada após sucessivos pedidos de vistas, feitos nas últimas semanas pelos membros do Legislativo mais próximos ao grupo político de Abelardo Camarinha.
As contas de 2003 e 2004 já tinham sido reprovadas pela Câmara de Marília no passado (inclusive com voto de Nascimento a favor da reprova), mas o ex-prefeito conseguiu derrubar a decisão na Justiça, sob a alegação de que não teve direito à ampla defesa.
A reapreciação do tema passou a ser discutida após notificação do governo Daniel Alonso ao Legislativo no ano passado, com o objetivo de complicar ainda mais a situação política de Abelardo – ambos se enfrentaram nas eleições municipais de 2020.
A reprova de contas pela Câmara torna o político inelegível. Abelardo, entretanto, acabou considerado inapto à participação do pleito municipal. Os votos recebidos por ele no ano passado, inclusive, acabaram anulados pela Justiça Eleitoral.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.