Calor de dezembro está mais quente que o normal em Marília
Os termômetros da Somar Meteorologia, que atende a diversos serviços de Defesa Civil, mostram que Marília está passando por um mês de dezembro mais quente que o normal, com uma média de temperaturas máximas de 32°C.
A média climatológica para o mês é quase um grau mais baixa, de 31,3°C. Em dezembro do ano passado a temperatura máxima registrada foi de 34,6°C. Desta vez, esse patamar já foi batido no último dia 6, quando registrou-se 34,8°C na cidade.
A temperatura mais alto do ano, no entanto, ainda continua sendo a registrada no dia 15 de novembro, 35,8°C.
Os próximo meses, janeiro e fevereiro de 2019, podem ser ainda mais quentes, como mostra a média climatológica. O primeiro mês do ano costuma registrar a maior média de temperaturas máximas.
O tempo seco também tem sido outra característica do mês corrente. Nestes 13 primeiros dias de dezembro só houve chuva em dois deles e com volume quase 90% abaixo do comum para o período.
Nos próximo dias, no entanto, o quadro pode se alterar, de acordo com previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Para sexta-feira (14) a possibilidade de chuva é zero, segundo o órgão, mas no sábado (15) podem ser registrados até 6,7 milímetros e durante a semana que vem os pluviômetros poderão indicar até quase 10 milímetros em um só dia.
No final de semana as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 32°C e na semana que vem devem passar o patamar de 34°C.
De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do IPMet, entre sábado e domingo (16), “a formação de áreas de baixas pressões no interior do continente e o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano, ocasionam áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo”.
Por isso devem ocorrer “chuvas e trovoadas isoladas, principalmente a partir do período da tarde”, explica o especialista.