Bianco é confirmado como Advogado-Geral da União
O mariliense Bruno Bianco teve confirmada sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo de Advogado-Geral da União (AGU), em publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6).
A escolha já havia sido tornada pública nesta quinta-feira (5), como mostrou matéria publicada pelo Marília Notícia.
Bianco é o segundo advogado natural de Marília a ocupar o cargo. O primeiro foi Dias Toffoli, até ser nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bianco vai suceder André Mendonça, indicado pelo presidente Bolsonaro para assumir uma cadeira na Suprema Corte.
Até então, o mariliense era secretário executivo do recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência, comandado por Onyx Lorenzoni. A expectativa era que Bianco conduzisse a transição da nova pasta, que foi desmembrada do Ministério da Economia.
Na pasta chefiada por Paulo Guedes, Bianco vinha no comando da Previdência Social. Mestre em direito e servidor público de carreira da AGU desde 2008, Bianco tem 39 anos. Ele chegou à Casa Civil convidado por Michel Temer (MDB) para participar da elaboração da proposta de reforma da Previdência do governo passado, que acabou não vingando.
Assim, pelo envolvimento com a pauta que foi abraçada por Bolsonaro, o mariliense acabou ganhando espaço na nova gestão.
Em maio de 2019, já em posto de destaque, Bruno Bianco deu uma ampla entrevista ao MN. Para ler, [clique aqui].