Brasileiros vão às ruas contra Dilma em todo o país
Cerca de 1,8 milhão de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo federal e contra a corrupção neste domingo (15) em todos os Estados do país. Durante o pronunciamento, foram registrados panelaços em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.
São Paulo foi o Estado com o maior número de participantes apesar de divergências. A Policia Militar informou que 1 milhão de pessoas se reuniram na região da avenida Paulista. Em Ribeirão Preto (SP), 40 mil pessoas saíram às ruas. Em Campinas, foram dois atos: 10 mil e 25 mil.
No Paraná, cerca de 80 mil pessoas protestaram no centro de Curitiba. Em Londrina, o ato reuniu entre 35 e 40 mil pessoas. Em Brasília, o protesto ocupou o Eixo Monumental, com cerca de 45 mil pessoas.
No Rio de Janeiro, 15 mil pessoas ocuparam a faixa de areia e a pista da orla de Copacabana e caminharam em direção ao Leme. Na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, 30 mil pessoas lotaram o local. Muitas usavam camisetas da seleção brasileira, enquanto outras pintaram os rostos em verde e amarelo e usavam apitos. Em Uberlândia, 15 mil foram às ruas.
Em Florianópolis, o protesto chegou a reunir 30 mil pessoas, mas a chuva forte espantou parte dos manifestantes. Ainda em Santa Catarina, Balneário Camboriú e Blumenau registraram 40 mil cada uma.
Em Porto Alegre, a Polícia Militar estimou que cerca de 100 mil pessoas participavam do protesto. Em Goiás, cerca de 60 mil pessoas participaram do protesto em Goiânia. Em Salvador, os manifestantes marcaram encontro no Farol da Barra, onde 4.000 pessoas participaram do protesto pacífico. Boa parte usava cartazes para demonstrar a insatisfação com os rumos políticos do país.
Em Fortaleza, cerca de 6.000 pessoas participaram do protesto na praça Portugal. O ato foi pacífico e contou com a presença de muitas crianças. Em Manaus, cerca de 22 mil pessoas participaram do ato contra a presidente na praça Congresso.
Em Belém, 50 mil pessoas fizeram caminhada pelas principais ruas da cidade. Os manifestantes também pediram redução do preço da gasolina, fim do “calote no Fies”, além de expressarem agradecimentos a Sergio Moro, juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Em Palmas (TO), 10 mil protestaram.
Em Maceió, o protesto reuniu 10 mil no corredor Vera Arruda, na praia de Jatiúca. Macapá (AP) registrou apenas 1.500 pessoas, Boa Vista (RR), 2.500, e Rio Branco (AC), 5.000. Porto Velho (RO) foi à única capital que não registrou manifestação, mas houve em outras cidades do Estado.
Fonte: UOL