Brasil goleia a Coreia e pega a Croácia na próxima sexta
O Brasil não tomou conhecimento da Coreia do Sul e goleou o time adversário por 4 a 1, em partida que marcou o retorno do atacante Neymar nesta segunda-feira (5), pelas oitavas de final da Copa do Mundo. De quebra, a principal estrela do país fez seu primeiro gol no Catar. Com a classificação, a Seleção Brasileira enfrenta na sexta-feira (9) ao meio dia, a Croácia , que derrotou o Japão na cobrança de pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação.
Havia uma desconfiança de como o Brasil se comportaria diante dos asiáticos, após perder o último jogo da fase de classificação por 1 a 0 para Camarões. A Seleção Canarinho já estava classificada e levou todo o time reserva, poupando os titulares. O descanso parece ter feito bem aos brasileiros, que iniciaram o jogo contra a Coreia do Sul em ritmo acelerado.
Logo aos sete minutos, Vinicius Junior marcou abriu o placar para o Brasil. Raphinha escapou pela direita, fez grande jogada e chegou até a linha de fundo, rolando a bola para a área. Ela passou por todo mundo, chegou aos pés de Vinícius Júnior, que teve calma para finalizar e fazer o seu primeiro gol na Copa do Mundo.
Pouco depois, aos 11 minutos, a bola ficou viva na área coreana e o atacante Richarlison se intrometeu na frente do volante Jung, que tentou chutar para frente e atingiu o brasileiro, derrubado na área. Na cobrança de pênalti, Neymar teve tranquilidade para vencer Kim Seunggyu, fazendo 2 a 0 para o Brasil.
O Brasil chegou ao terceiro gol aos 29 minutos do primeiro tempo, com Richarlison. Em grande trama do ataque brasileiro, Paquetá tocou para Thiago Silva, que encontrou Richarlison. O atacante saiu cara a cara com o goleiro coreano e bateu de canhota para aumentar a vantagem.
Antes do fim do primeiro tempo, aos 36 minutos, o jogo virou goleada, com o gol de Lucas Paquetá. Em jogada pela esquerda, Vinícius Júnior escapou e mandou a bola no meio da área. Vindo de trás, Paquetá chutou sem deixar a bola cair, no contrapé de Kim Seunggyu.
Com o resultado feito no primeiro tempo, o Brasil diminuiu o ritmo na segunda etapa. A equipe coreana tentou não se abater e mesmo sendo goleada, não apelou em nenhum momento.
A insistência foi premiada com um gol de honra, aos 31 minutos do segundo tempo. Após a defesa brasileira cortar cruzamento de Lee Kangin vindo da direita, a bola sobrou para Paik Seungho, na entrada da área. O coreano dominou e chutou forte no canto esquerdo de Alisson, que se esticou todo, mas não conseguiu evitar o gol. Foi o primeiro gol sofrido pelo goleiro brasileiro na competição.
O técnico Tite ainda conseguiu poupar Neymar, Vinicius Junior, Danilo, Militão e o goleiro Alisson, que saíram no decorrer do segundo tempo para as entradas de Rodrygo, Martinelli, Bremer, Daniel Alves e Weverton.
O Brasil jogará novamente na sexta-feira, às 12h, contra a atual vice-campeã Croácia, que teve um difícil duelo contra o Japão. No tempo normal, japoneses e croatas empataram em 1 a 1, com nenhum time marcando na prorrogação e o jogo sendo decidido apenas nas cobranças de pênaltis.