Bombeiros vão intensificar fiscalização de licenças
O 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros intensificará o serviço de fiscalização de edificações a partir do dia 9 deste mês em Marília. Iniciativa será realizada em todo Estado de São Paulo com objetivo de prevenção contra incêndios, principalmente em áreas de risco.
Caso os prédios não estejam no padrão de segurança exigido, o ponto terá de se adequar para permanecer em funcionamento. As fiscalizações serão realizadas e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) será emitido.
“Nos últimos 5 anos atendemos a 166.026 ocorrências de incêndios [em todo Estado] estruturais, em edificações, indústrias, comércios, entre outros, que infelizmente vitimaram 4.658 pessoas, além dos danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos imensuráveis”, notificou os Bombeiros.
Os bombeiros realizarão nesta terça-feira (2) e na próxima segunda-feira (8) em todo o Estado de São Paulo a operação “Edificação Mais Segura”, que terá como objetivo informar e orientar a população sobre o novo serviço.
Também serão repassados os critérios e como funcionam, de forma educativa e preventiva, as vistorias técnicas das edificações.
Fiscalização
O serviço de fiscalização tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento.
Será realizado pelos bombeiros munidos de ordens de fiscalização identificada por “QR Code”, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado, o que poderá ser instantaneamente checada veracidade e comprovada no site “Via Fácil Bombeiros”.
As prefeituras municipais são as responsáveis pela execução das atribuições de uso e ocupação do solo, inclusive de interdição dos locais.