Bombeiros capturam mais cobras em Marília
O Corpo de Bombeiros capturou em Marília pelo menos mais sete cobras entre sexta-feira (23) e este sábado (24) espalhadas por toda a cidade. Já foram contabilizados 151 casos apenas em 2018, mais do que todas as ocorrências de 2017. A deste sábado estava na entrada da Kibon.
Foram capturadas duas cascavéis no Jardim Universitário, e mais duas da mesma espécie na zona Norte e na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona Leste. Uma jiboia também foi encontrada mais tarde na mesma avenida.
Logo após foram mais duas capturas, no Jardim Colibri, também na zona Leste, e na rodovia SP-294, próximo do Gigantão.
Na última quarta-feira (21) o Marília Notícia publicou uma reportagem com a análise do comandante da Polícia Ambiental, tenente Cleber Rodrigues Ventrone, sobre o assunto.
Ele disse que não podia dar uma resposta definitiva sobre a causa do problema, mas comentou que questões climáticas podem ter relação com o aumento das aparições de cobras na cidade.
“Também pode ter caído o número de predadores, como gaviões, ou aumentado a oferta de alimento para esses répteis, como pequenos roedores”, supõe.
De acordo com o tenente, as cobras são consideradas animais silvestres e estão protegidos pela legislação. Inclusive, ao tentar matá-las, o cidadão pode acabar sofrendo uma picada. Conter cobras e não informar as autoridades pode ser considerado manter animal silvestre em cativeiro.
“O ser humano não é presa natural das cobras, então ela só ataca se tem seu espaço invadido. A população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pedir o recolhimento. Nós também podemos ser procurados para esclarecimentos da população”, afirma o comandante da Polícia Ambiental. O contato é o (14) 3413-5122.