Bombeiros alertam sobre riscos e cuidados nas férias escolares
O período das férias escolares requer cuidados especiais com as crianças em casa, alerta o Corpo de Bombeiros de Marília. Diversas orientações foram emitidas para que o período seja de tranquilidade e não de risco para as famílias.
Em entrevista ao Marília Notícia, o major Marcelo Alves dos Santos, comandante interino do 10º Grupamento, comentou sobre os acidentes domésticos mais recorrentes neste período.
“Nós nos sentimos muito seguros em casa, mas 70% dos acidentes com criança ocorrem no lar. É necessário redobrar atenção, principalmente com quedas, tomadas, intoxicação, engasgamentos, queimaduras e afogamento, casos mais comuns”, orienta.
Em Marília, Leonardo Miguel Xavier, de dois anos, foi encontrado nesta segunda-feira, dia 1º, inconsciente em uma piscina na zona Norte. Sua mãe conseguiu resgatá-lo com vida e ele segue internado em estado grave no Hospital Materno-Infantil (HMI).
Brincadeira mortal
As férias escolares trazem de volta brincadeiras infantis, como soltar pipa. A diversão torna-se mortal a partir do uso do cerol, mistura de cola e vidro moído. Conforme os Bombeiros, os motociclistas devem ter mais cautela ao transitar nas ruas neste período.
“Infelizmente não tem jeito, os motociclistas devem colocar a antena que corta linha. Apesar de prejudicar a estética da moto, essa é a única proteção efetiva”, disse.
“Para as crianças, não usem cerol. A linha com cerol se transforma em uma arma cortante. Algumas misturas de vidro e pó de ferro tornam a linha condutiva e, caso encoste em alguma rede de tensão, podem eletrocutar”, finaliza o Major.