Filiação de Bolsonaro no PL gera saia justa no partido em Marília
Em Marília, lideranças do Partido Liberal (PL), legenda que deve receber no próximo dia 22 a filiação do presidente Jair Bolsonaro, ainda não comentam a chegada do político que ocupa o cargo público mais expressivo na República. Nos bastidores, porém, há nítido constrangimento.
Em âmbito nacional a legenda faz parte do chamado ‘centrão’, grupo de partidos que orbita qualquer governo – independente se de esquerda ou direita – com grande apetite por cargos, principalmente em ministérios com polpudos orçamentos. Em troca, oferece apoio político no Legislativo.
A história recente do partido em Marília está associada à segunda eleição do prefeito Daniel Alonso (PSDB) que, ainda no começo do primeiro mandato, viu na legenda – comandada regionalmente pelo deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) – uma oportunidade de se cacifar eleitoralmente.
Através de uma costura política, o partido saiu do controle de aliados do ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos) e virou base de apoio a Alonso.
Em 2018, foi pelo partido que a empresária Daniele Alonso concorreu à uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo Paulo, fato que deve ocorrer novamente no próximo pleito.
Na reta final da corrida à Prefeitura, o PL abrigou o candidato a vice de Daniel, Cícero do Ceasa (com formação política no PT e passagem pelo PV), além de vereadores pró-reeleição e candidatos competitivos.
Foram eleitos pela legenda para a Câmara, a professora Daniela Alves e o ex-bancário Júnior Moraes, popular Júnior da Batista.
O partido também recebeu filiações de lideranças como o secretário municipal da Cultura, André Gomes, que embora seja identificado com grupos mais à esquerda, apoiou a reeleição de Alonso, em defesa do fim da dinastia Camarinha na Prefeitura.
O Marília Notícia fez contato com todas as lideranças da legenda na cidade, incluindo os dois vereadores, o vice-prefeito e a empresária, coordenadora do PL Mulher. Porém, ainda não recebeu nenhuma manifestação sobre a chegada de Bolsonaro ao partido.
Nos bastidores, não é descartada a possibilidade do diretório municipal perder membros na cidade, caso a filiação de Bolsonaro se confirme.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.