Black Friday, décimo terceiro e calor animam o comércio
Uma combinação de fatores, na segunda quinzena de novembro, gerou boas expectativas no comércio. Black Friday, pagamento da primeira parcela do 13º salário e aumento da temperatura tendem a estimular o consumo. Haverá horários diferenciados este mês.
Neste sábado (21) as lojas abrem até às 13h, mas na próxima semana, o sábado (28) será de portas abertas até às 17h. Na sexta-feira anterior (27), acontece a Black Friday, uma ação de vendas global que nasceu nos EUA e tornou-se sinônimo de ofertas e liquidações. O comércio de Marília vai funcionar até às 22h, para evitar aglomerações.
No dia 20 deste mês começa o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que também anima o comércio e deve provocar uma espécie de extensão das promoções.
O prazo termina no dia 31 de novembro e gera a expectativa de pré-vendas de Natal, antecipando um final de ano que ainda é uma incógnita para o mercado, mas em regiões de economia diversificada como Marília, pode ser até melhor do que 2019.
Andréa Pilon, diretora da rede Mercadão dos Óculos, estima que as vendas (de novembro) já podem ficar entre 10 e 15% acima do desempenho do ano passado. Um dos motivos, conforme analisa, é a redução ou encurtamento das viagens de férias.
“O consumo local deve ser favorecido por essa tendência. As pessoas devem optar por descansar em casa e consumir mais no comércio da própria cidade. O consumidor tende a gastar mais com alimentação, roupas, lazer perto de casa e, claro, vai precisar de óculos solares e ter mais atenção com os óculos com grau”, brinca a comerciante, otimista.
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, acredita que o impacto da pandemia ainda é incerto, mas o fato é que houve uma recuperação rápida do emprego na cidade.
Nas cidades da região, muitas atividades da agroindústria não pararam, pelo contrário, foram mais demandadas. Ainda faltam números para uma análise mais concreta, mas a percepção é que 2020 está longe de ter sido um ano perdido.
Mas para gastar bem, o consumidor deve estar atento. “Nos últimos dias temos percebido um processo inflacionário alto. O Índice Geral de Preços (IGPM), por exemplo, está em 20% de um ano para cá. O consumidor tem que aproveitar oportunidades de preços especiais agora em novembro”, sugere Gomes.
Shoppings
As lojas do Marília Shopping e a praça de alimentação funcionam das 11h às 21h, de segunda a sábado. Aos domingos, as lojas ficam abertas das 13h às 19h e os restaurantes das 12h às 20h.
Já o Esmeralda Shopping fica aberto das 11h às 21h para todos os atendimentos, de segunda a sábado. Aos domingos, as lojas abrem das 12h às 17h e a praça de alimentação das 11h às 17h.