Biblioteca Municipal promove exposição de numismática agora em dezembro
Interessados em resgatar a história que envolve um país e uma população podem visitar a exposição que está sendo realizada na Biblioteca Municipal da cidade. Os amantes da arte do colecionismo e da numismática – estudo das cédulas e moedas – não podem perder a oportunidade.
No dia 1º de dezembro se comemorou o Dia do Numismata. E durante este mês haverá a exposição na Biblioteca sobre o tema.
São peças do acervo do colecionador mariliense Rafael Roim e algumas do jornalista e editor da Revista Colecionismo, Rubens Lovison Junior, de Bauru.
Rafael e Rubens são da organização do Encontro de Colecionismo que aconteceu na cidade este ano e se repetirá no mês de abril de 2025 em sua segunda edição.
O encontro promete trazer colecionadores e comerciantes conceituados de várias regiões do Brasil, assim como ocorreu em 2024.
Na exposição, na Biblioteca, no espaço do colecionador, os visitantes terão a oportunidade de acessarem as edições online da revista Colecionismo, que é distribuída gratuitamente pelas redes sociais em arquivo digital. Um material riquíssimo sobre a magia das coleções e da Numismática.
A ARTE DE COLECIONAR
O colecionismo é uma prática que vem sendo muito disseminada e vem crescendo entre a população, principalmente entre os jovens e adolescentes que gostam de aprender e preservar a história.
Mensalmente, são realizados nas principais cidades de nosso país encontros e exposições com apoio da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), para a venda e compra de produtos colecionáveis. Esses eventos contam com a presença dos nomes mais conceituados nessa área do Brasil e até mesmo do exterior e reúnem colecionadores e comerciantes da área com encontros para a troca de conhecimentos, aquisição e vendas de peças colecionáveis, além da avaliação de materiais que as pessoas possuem em casa e desconhecem que podem ter valor como material colecionável.
Marília e região passaram a fazer parte desse circuito em 2024 com a realização no mês de abril de uma exposição, venda e troca de materiais colecionáveis. Pela primeira vez, a cidade foi inserida no calendário anual de colecionismo 2024 e deverá realizar a sua segunda edição em 2025.