

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
27, mar / 2025, 1:03h Bom dia
A Biblioteca da Câmara de Marília recebe, a partir desta segunda-feira (24), a exposição “Sebastião Leme: O Fotógrafo que Desafiou o Tempo”, que conta com uma coleção de fotografias de Sebastião Carvalho Leme (1918-2007) que destacam a relevância artística e pioneirismo do fotógrafo.
A exposição, com entrada gratuita e classificação indicativa livre, estará disponível para visitação como uma programação do aniversário de Marília, celebrado no dia 4 de abril, quando o município completa 96 anos de emancipação político-administrativa. Com curadoria de Carlos Ebert, as imagens passaram por um minucioso processo de digitalização e restauro para chegarem ao público. Entre os destaques, registros inéditos de marcos históricos do Brasil, como os bastidores do filme Caiçara (1950), rodado em Ilhabela (SP), que marcou a estreia da atriz Eliane Lage no cinema nacional.
Outra série emblemática revela a construção de Brasília (DF), com cenas raras dos edifícios em obras, discursos históricos de Juscelino Kubitschek e o cotidiano dos candangos que ergueram a nova capital. Para Ebert, a mostra reafirma a importância de Leme no cenário fotográfico. “Na era pré-digital, artistas de fora dos grandes centros tinham dificuldade em alcançar o grande público. Sebastião Leme rompeu essa barreira com talento e ousadia. Foi fotógrafo de cena de Caiçara e inventou um sistema pioneiro de fotografia 360 graus, chegando à TV de maior audiência da época. Essa exposição posiciona definitivamente sua obra no panorama global da fotografia. Missão cumprida”, afirma.
A exposição também celebra a preservação do legado do fotógrafo. Segundo Brunno Alexandre, diretor do projeto de digitalização da obra, levar a mostra para a Biblioteca da Câmara de Marília tem um significado especial. “Hoje, grande parte dos negativos e itens do acervo de Sebastião Leme estão sob a guarda da Câmara de Marília e esta exposição reforça a importância desse material e da relevância em mantê-lo em pesquisa. Conseguimos trabalhar com uma pequena parte do acervo, mas ainda há muito a ser feito”, destaca.
O público pode conferir a exposição até 23 de abril, nos dias e horário de funcionamento da Biblioteca da Câmara, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A biblioteca fica localizada na avenida Carlos Gomes, 213, no Centro de Marília, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 2105-2004.