MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 19 jul. 2016

Quem bloqueou “meu” Whatsapp?

por Marília Notícia

13817104_10208685802056298_321379649_n

O Whatsapp, aplicativo de comunicação de propriedade do Facebook, foi novamente bloqueado no Brasil. De novo, a Justiça quer que o aplicativo forneça informações de seus usuários, conteúdos de conversa entre dois traficantes investigados em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O aplicativo foi bloqueado na tarde desta terça-feira (19), mas poucas horas depois o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu derrubar a decisão da Justiça do Rio de Janeiro e o serviço voltou à normalidade.

Mais uma vez, o responsável pelo aplicativo no país vem à publico dizer que não são capazes de fornecer as informações requisitadas pela Justiça. Mais uma vez, o responsável pelo aplicativo no país será investigado e pode ser preso.

Não vou entrar no mérito, não sei se o Whatsapp mantém um enorme banco de dados com os conteúdos das mensagens trocadas entre seus usuários. Eles já foram enfáticos, não guardam. Mas porquê a Justiça brasileira teima em cobrar as informações que o aplicativo diz não ter? Teimosia? Desconhecimento? Ou sabem de algo que não sabemos?

O problema aqui é um só. O que eu tenho a ver com isso? Por que o meu Whatsapp foi bloqueado? Isso fere diretamente a minha liberdade de expressão.

Do mesmo modo, o Whatsapp, enquanto serviço oferecido, não merecia o bloqueio. Se, e eu digo, se há problema de “obstrução de investigação”, que delegado, juíza e responsável pelo Whatsapp no Brasil resolvam a situação entre eles. É preciso um jeito diferente de lidar com esta suposta “obstrução de investigação”.

Se, por exemplo, o diretor do Itaú se negar a abrir o sigilo bancário de um investigado, todas as contas serão congeladas? A individualidade, a propriedade e a liberdade de expressão caíram de joelhos nessa situação toda. Estranho.

Uma rápida busca no Google por países que já bloquearam o Whatsapp mostra um padrão desconfortável. A maioria dos países está no continente africano e no Oriente Médio, em países onde democracia é apenas um conceito distante.

O trabalho de construir pontes entre democracia e educação prescinde das novas tecnologias de comunicação.

Elas são por natureza democráticas e ao mesmo tempo fomentam a passagem de julgamentos e opiniões entre os cidadãos. Isso não quer dizer que construir pontes entre democracia e educação não produza seus entulhos. Sim, mas de modo algum devemos jogar a ponte inteira fora junto com o entulho.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
  • 2
    Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
  • 3
    Atendente de telemarketing tenta falar com irmão preso e acaba detido na CPJ
  • 4
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera CruzAtaque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
MOBILIDADE URBANA
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinidoFalta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
TRANSTORNO URBANO
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradoresEntre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
FISCALIZAÇÃO
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em MaríliaOperação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília

Últimas notícias

Danilo pede implantação de serviço especializado em saúde mental
Unimar é selecionada para bolsas Santander de espanhol na Espanha
Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz
HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie