Ranking de bem-estar: Marília fica em 220º lugar
Marília é a 220ª cidade brasileira quando o assunto é bem-estar urbano, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Observatório das Metrópoles, vinculado ao INCT (Instituo Nacional de Ciência e Tecnologia).
O Ibeu-Municipal (Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios) colocou outras cidades menores da região em posições bem melhores do que Marília. É o caso de Fernão, em 6º lugar; Pompéia, em 8º lugar; e Oscar Bressane, em 26º.
O ranking leva em consideração mobilidade urbana, condições ambientais urbanas, condições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana.
OUTRAS CIDADES
Ourinhos aparece em 78º; São José do Rio preto em 86º; Garça em 178º; Araçatuba 247º; Lins em 283º e Bauru em 387º.
METODOLOGIA
O IBEU-Municipal procura avaliar a dimensão urbana do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros promovido pelo mercado, via o consumo mercantil, e pelos serviços sociais prestados pelo Estado.
Tal dimensão está relacionada com as condições coletivas de vida promovidas pelo ambiente construído da cidade, nas escalas da habitação e da sua vizinhança próxima, e pelos equipamentos e serviços urbanos.
O Ibeu confere uma nota para cada município que varia de zero a 1 – quanto mais próximo de 1 melhores são as condições urbanas, quanto mais próximo de zero piores são as condições urbanas, depois realiza o ranking.
Todas as variáveis foram utilizadas a partir do Censo Demográfico do IBGE, de 2010. Apesar da distância de seis anos entre a obtenção dos dados e a divulgação dos resultados, o IBEU-Municipal ainda pode refletir as condições urbanas da maior parte dos municípios brasileiros, segundo os responsáveis pela pesquisa.