Criança toma vacina, tem reação e mãe acusa dose vencida
Denúncia feita pela mãe de uma criança de apenas um ano e três meses acusa a Secretaria Municipal da Saúde de ter aplicado uma vacina fora do prazo de validade na última segunda-feira (6).
De acordo com a mulher, a filha teria recebido a dose vencida na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Antonieta III/Julieta, zona Norte de Marília. A menina estaria apresentando reações desde a data, mas o erro só teria sido comunicado à família nesta sexta-feira (10). A bebê foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passou por uma bateria de exames.
A mãe da criança, que prefere não ser identificada, conta ao Marília Notícia que a avó levou a menina para atualizar o quadro vacinal na tarde daquele dia. A neném seria imunizada contra a gripe e receberia outras vacinas. A funcionária do posto, que aplicou os imunizantes, explicou que ela poderia ter algum tipo de reação naquele dia, mas que era normal.
“Minha bebê teve febre alta, vômito, apresentou falta de apetite e passou a chorar bastante, como se estivesse sentindo alguma dor. Os sintomas ainda persistem. O pessoal da USF ligou para a minha tia na quinta-feira (9), pedindo para eu ir até o local com minha filha na manhã desta sexta, sem qualquer explicação sobre o motivo, para conversar com a enfermeira da unidade. Foi quando me contaram tudo que havia acontecido”, diz a mãe.
Ainda sem saber da vacina vencida, a mulher afirma que levou a bebê à UPA na quarta-feira (8) para ser medicada contra as reações, mas a menina voltou a apresentar os sintomas.
Segundo a mãe, a equipe da unidade de saúde teria informado que o problema foi motivado pela falta de atenção da responsável pela aplicação. A mulher foi orientada a levar a criança até a UPA para ser examinada.
“Eu estou de cabeça quente. Bem chateada e triste. Poxa! É minha bebê. É uma vida indefesa. Ela não sabe sequer falar o que estava sentindo. Eu fiquei muito nervosa e meu marido está com ela na UPA, pois eu não tive condições de acompanhar. Vou ser bem sincera, aquele posto é terrível”, desabafa.
Ao MN, a Secretaria da Saúde confirma que o erro de fato aconteceu na segunda-feira durante a imunização. A criança tomou cinco vacinas, sendo uma contra a influenza e outras quatro de rotina, mas o imunizante vencido era do tipo DTP (Tríplice Bacteriana).
A pasta ressalta que, assim que o erro foi constatado, a equipe da USF entrou em contato com a família e está acompanhando a criança. A menina foi avaliada pela enfermeira e médica da USF Santa Antonieta III/Julieta na manhã de hoje, sendo encaminhada para a UPA para nova avaliação.
Sempre que existe um erro de imunização é realizada uma ficha de notificação de procedimento inadequado. Com um número de registro inclusive do profissional pela má conduta. Caso haja queixa formal dos interessados, a Corregedoria Geral do Município pode instaurar uma investigação preliminar.