

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
4, abr / 2025, 2:45h Bom dia
No dia 6 de abril, às 19h, no Teatro Municipal, a Banda Sinfônica da Polícia Militar irá se apresentar, fazendo parte da programação comemorativa do aniversário de Marília, 96 anos.
O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem 166 anos de história e é composto por uma banda sinfônica, duas seções de banda, uma jazz banda, um coro masculino e uma camerata.
“Será uma honra receber essa grande atração, exemplo de qualidade musical na integração com a população”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
A banda é formada por 60 músicos, com instrumentos de sopro e percussão, bem como contrabaixos acústicos e piano digital. Possui mais de 80 discos em sua discografia bem como dois DVDs gravados, com participação em inúmeros programas de Rádio e TV, e apresentação em muitos eventos civis e militares.
Para fazer parte da Banda da PM, o policial primeiro deve passar por estágio probatório e ter um tempo de atuação no batalhão designado. Depois disso, o policial que possuir algum conhecimento musical pode fazer um exame de qualificação para ingressar no Corpo Musical.
Caso atenda às qualificações, a Divisão Musical entra em contato com o comandante do batalhão de origem para verificar a possibilidade de transferência de unidade.
Os músicos participam de projetos sociais de valorização policial-militar, interação com a comunidade e ensino da música, e atuam em hospitais, casas de repouso, orfanatos, escolas, comunidades, creches e teatros.
“A música faz a união das pessoas. Através da sublime arte da música, nós procuramos levar a difusão cultural para a população, e, a partir daí, atrair a comunidade para conhecer um pouco mais do trabalho da Polícia Militar”, afirma o major músico PM Jássen Feliciano, maestro e chefe da divisão musical, há 30 anos na PM e 21 no Corpo Musical.